Hoje o sol resolveu visitar-nos e deixar-nos realizar uma atividade que já esteve prevista para a semana passada.
Quase no fim das aulas, saímos da escola e fomos procurar uma infestante, a erva-das-Pampas, também conhecida como erva cortadeira. O ano passado aprendemos como controlar uma acácia, o descasque, desta vez, aprendemos uma técnica para a erva das Pampas: a eliminação das sementes.
O ano passado tínhamos visto 2 ou 3 tufos pequenos bem perto da escola. Chegamos lá hoje e vimos quase uma dezena, já bem grandes e fortes!
Se calhar já não fomos a tempo de recolher as sementes impedindo-as de dar origem a novas plantas mas ficamos a saber o que fazer para combater esta infestante. Uma pluma pode ter milhares de sementes, uma planta pode produzir milhões de sementes! É assustador!
Para esta tarefa levamos umas luvas, uma tesoura de poda e uns sacos. As luvas serviram para segurar a planta que é mesmo cortadeira! A tesoura serviu para cortar sem ter que abanar muito a pluma e o saco serviu para armazenar as plumas com as sementes. Mesmo com todo o cuidado que tivemos, era fácil ver como subiam no ar pequenas partículas! É fácil perceber como esta planta se espalha tão facilmente!
Os sacos foram depois bem fechados e levados para a escola. As plumas vão ser queimadas na caldeira da escola para termos a certeza de que não vão originar novas plantas.
No caminho aproveitamos para correr, saltar e fazer descobertas.
Vimos os medronhos que começam a amadurecer,
cogumelos,
líquenes e musgos
e encontrámos muitos vestígios de coelhos com os seus excrementos.
É mesmo bom aprender fora da sala e da escola!
Podem saber mais sobre o a erva cortadeira aqui...
Que espécie é esta: erva das Pampas
Combater a invasão da erva das Pampas em Portugal
Ainda bem que a nossa escola e a vossa turma começa a ter cuidado com o controle necessário da erva das pampas. Parabéns pela iniciativa. Espero poder participar da próxima vez. Bjs a todos
ResponderEliminarAinda bem que a nossa escola e a vossa turma começa a ter cuidado com o controle necessário da erva das pampas. Parabéns pela iniciativa. Espero poder participar da próxima vez. Bjs a todos
ResponderEliminar