Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de março de 2020

O Infante D. Henrique e a Expansão Portuguesa

Em dia de aniversário do Infante D. Henrique, ficam aqui umas revisões de Estudo do Meio.

O Infante D. Henrique foi considerado por muitos, o arquiteto dos Descobrimentos.
Nasceu no Porto, a 4 de março de 1394 e faleceu em Sagres, no dia 13 de novembro de 1460. Era o terceiro filho do Rei D. João I e de Filipa de Lencastre.
O Infante, juntamente com os seus irmãos, D. Pedro e D. Duarte, teve a sua primeira grande missão na conquista de Ceuta, em 1415. Sob as ordens do rei, foi incumbido de organizar as forças do norte do país que participariam nesta expedição, tendo sido a sua bandeira a primeira a entrar em Ceuta.
Como consequência do sucesso desta conquista, o rei atribui ao seu filho Infante D. Henrique o título de 1º Duque de Viseu,  e oferece-lhe a possibilidade de ficar encarregue da expansão marítima portuguesa. Foram várias as razões que podem tê-lo motivado para impulsionar as navegações no Atlântico. O seu interesse cientifico, baseado na possibilidade de descobrir e conquistar novos territórios, um interesse económico pois, as descobertas de novas rotas marítimas possibilitavam a criação de portos e a obtenção de novas vantagens comerciais e, por fim, um interesse religioso, o da expansão da fé cristã.
A verdade é que, foi sob o seu comando que se iniciaram as navegações e conquistas, não só pelo Atlântico, como também, ao longo da costa ocidental africana, tendo sido sob as suas ordens, que se deu a passagem até então nunca conseguida, do Cabo Bojador, em 1434, por Gil Eanes





Mais informações aqui...
Museu da Marinha

2 comentários:

  1. Gostei muito destes vídeos, são muito interessantes!
    Ass. Helena Carvalho - Morais

    ResponderEliminar
  2. E eu gostei de te ver por aqui, Helena!
    Assinado: professora

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.