Como habitual, num trabalho coletivo, elaborámos o texto para o Concurso "Uma aventura".
Já tínhamos pensado em vários temas mas tivemos que decidir. Como sempre, escolhemos um tema relacionado com o Ambiente.
O trabalho já foi enviado para concurso e fica aqui para partilha...
O trabalho já foi enviado para concurso e fica aqui para partilha...
Uma aventura para salvar o Planeta
A turma do 4.º A da EB Recarei gosta muito de trabalhar projetos relacionados com a natureza e o Ambiente. Todos estão atentos e identificam bem as ameaças ao planeta. Sabem também o mais importante: que só temos este planeta para habitar!
A turma sabe que é urgente tomar medidas e foi isso que começou a planear numa das Assembleias de Turma.
Ficou combinado envolver as famílias e toda a comunidade neste projeto. Em cada mês, numa manhã de sábado, todos se reuniriam para as tarefas necessárias.
Começaram por fazer uma caminhada especial, chamada plogging. Enquanto conheciam a natureza que os rodeava e identificavam os problemas, apanhavam o lixo. Aproveitaram também para recolher sementes, claro. Apenas numa manhã, conseguiram apanhar um saco enorme de bolotas de carvalho e de sobreiro, as duas espécies autóctones que eles queriam proteger e disseminar.
No sábado seguinte, depois de ter hidratado as bolotas durante dois dias, juntaram-se na escola para fazer bolas de sementes, usando terra e argila em pó. Fizeram mais de mil bolas e ainda sobraram bolotas para semear num viveiro que colocaram ao lado do charco e da horta.
No mês seguinte, a Brigada do Planeta, como eles se chamaram, espalhou as bolas de sementes que já tinham germinado pelos montes em redor da escola. Foi uma manhã muito divertida porque, depois de colocarem as bolas de sementes, tiveram tempo para brincar, investigar para conhecer um pouco mais a floresta, e ainda fazer um piquenique.
Entretanto chegou o inverno e eles continuaram a monitorizar o seu viveiro, acompanhando o lento crescimento das bolotas que germinaram.
O trabalho continuou, agora na sala de aulas. Pensaram slogans, elaboraram cartazes e panfletos para levar a mensagem para fora da escola, para alertarem cada vez mais pessoas. Estes trabalhos foram divulgados nas ruas mas também no blogue da turma e nos jornais. Para estes trabalhos fizeram pesquisas sobre as alterações climáticas, sobre a poluição e sobre infestantes invasoras.
Entretanto, contactaram a Câmara e o Projeto das 100 mil árvores que lhes ofereceram carvalhos, medronheiros, sobreiros, salgueiros, choupos, castanheiros e muitas outras espécies autóctones, as únicas que eles queriam plantar. Uma das manhãs de sábado foi passada a plantar as árvores, colocando em cada uma delas uma placa indicando a espécie (nome comum e nome científico) e a data de plantação.
Em cada sábado, havia sempre mais mãos para ajudar! O projeto da turma estava a ser bem sucedido pois cada vez havia mais gente a querer participar nesta aventura pelo planeta!
Quando chegou a primavera, todas as pessoas daquela terra sabiam identificar as ameaças ao planeta e sabiam o que era preciso para reverter ou, pelo menos, diminuir os problemas. O primeiro passo era cuidar da floresta e todos já sabiam bem isso!
Ainda havia muito trabalho para fazer!
Nos restantes sábados do ano dedicaram-se ao controle das invasoras que tinham descoberto. As equipas dividiram-se entre descascar acácias e recolher, para destruir no lume, as sementes da erva-das-Pampas ou erva-cortadeira, a infestante que começava a tomar conta de toda a área.
Finalmente, no Dia do Ambiente, todos se juntaram para mais uma saída de campo, para poderem observar os resultados do seu trabalho. A Floresta começava a mudar de aspeto e todos estavam muito orgulhosos do seu trabalho! Esta aventura pela Floresta tinha valido a pena!
À noite fizeram um acampamento e, à luz das estrelas, cantaram as canções que durante o ano fizeram para a Floresta.
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