Pesquisar neste blogue

sábado, 1 de fevereiro de 2020

A História... de Recarei

Porque falamos de História e porque é importante conhecer a que nos fica mais próxima, aqui fica uma informação sobre Recarei.
A Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho de Recarei faz hoje 164 anos.
A 27 de Novembro de 1855, por Decreto do rei D. Pedro V, foi criada a freguesia, sendo a paróquia criada a 1 de Fevereiro de 1856, por Decreto episcopal.

Recarei pertencia ao concelho de Paredes, criado apenas em 1836. Até então, como já falámos na sala, grande parte das terras dos concelhos aqui à nossa volta, pertenciam ao grande e histórico concelho/julgado  de Aguiar de Sousa, entretanto extinto.

Eis um excerto do decreto assinado por D. Pedro V, cujo conteúdo integral pode ser lido no livro «Crónicas Recaredenses», do autor Ivo Rafael Silva, nosso conterrâneo:

«Hei por bem, usando da autorização concedida pela Carta de Lei de dous de Dezembro de mil oitocentos e quarenta, e renovada na Lei de vinte seis de Julho d’este anno, e conformando-Me com o parecer do Reverendo Bispo do Porto, accordar a Minha Real Permissão e consenso, para que possa competentemente proceder-se à desannexação pedida, e erigir-se uma nova Freguezia, denominada de = Recarei =, composta de todas as Povoações acima mencionadas, tendo por Igreja Parochial o templo que existe no mesmo lugar de Recarei, e por orago = por orago = Nossa Senhora do Bom Despacho. A nova Freguezia será em tudo considerada como independente, e os seus Parochos terão o mesmo titulo distinctivo, e gozarão das mesmas prerrogativas dos da Freguezia de que são desanexados os Logares que ficam constituindo a que de novo se erige em virtude do presente Decreto (...).»
D. Pedro V


Recarei, por volta de 1930


E foi assim que um poeta de Recarei, o "Tio Dino", explicou o nascimento de Recarei:



Em jeito de manso adejo
Quando a noite abria mais
Recarei nasceu de um beijo
Que o luar deu nos trigais
(Tio Dino)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.