Depois de usarmos os nossos instrumentos corpo e voz em lengalengas e canções, a professora apresentou aos colegas mais pequenos alguns dos membros da família dos instrumentos de corda ou cordofones.
Começou por apresentar um instrumento que todos já conheciam, a guitarra clássica, a maior da família (que por acaso até nem é muito grande porque a guitarra que a professora trazia é para crianças pequeninas). Para mostrar como era própria para crianças pequenas, a professora chamou a Rafaela para pegar nela e podermos confirmar. Contámos as cordas, ouvindo-as tocar. São 6 cordas que, nesta guitarra, são de nylon.
Na ordem decrescente de tamanho chegou depois o guitalelé que todos já conheciam, também. Ele também tem 6 cordas de nylon.
Em terceiro lugar chegou o nosso amigo cavaquinho, que , só com 4 cordas, consegue ser o mais barulhento de todos porque as cordas são de aço, podem até ferir os dedos. Alguns de nós já fizeram bolhas nos dedos ao tocar sem palheta!
A professora deixou para o fim o mais bonito de todos, um ukulele bem colorido, parecido com o cavaquinho. Este instrumento também tem 4 cordas mas são de nylon.
A professora contou-nos que o ukulele está relacionado com a expansão marítima pois foi levado pelos madeirenses para o Havai. Descende do braguinha, uma espécie de cavaquinho mas mais pequeno. Disse-nos ainda que "Ukulele", no idioma havaiano, quer dizer "pulga saltitante", por causa do movimento das mãos de quem o toca.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.