Pesquisar neste blogue

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Romanos, bárbaros e muçulmanos

Continuamos a conhecer a história e hoje falamos dos Romanos que, com os seus poderosos e organizados exércitos, por volta do ano 200 a.C. chegaram à Península para dominar os Cartagineses que aqui se encontravam. Eles queriam garantir o acesso fácil ao Norte de África, às suas riquezas e aos escravos.
Os seus maiores adversários foram os Lusitanos, comandados por Viriato que, depois de assinar um tratado de paz com os Romanos foi assassinado por homens seus, subornados pelos Romanos.
Falámos das marcas que deixaram, a língua (latim), as leis, a moeda, a numeração, as construções, a religião,...
Eles mudaram a vida da península Ibérica nos 800 anos em que a dominaram.


No século IV d.C., o território ocupado pelos romanos foi invadido pelos povos bárbaros, os  Suevos e os Visigodos.
Nos finais do século VI, os Visigodos acabaram por dominar os Romanos, dando origem ao Reino Visigodo.

A História continua...
No século VIII d.c., os Muçulmanos, guerreiros vindos do Norte de África invadiram a Península. Depois de vencerem o reino Visigodo, ocuparam quase toda a Península, com exceção de um pequeno território no Norte, as Astúrias. Na Península havia então duas religiões dominantes, a Cristã, dos Visigodos e a Islâmica, trazida pelos Muçulmanos.
Para além da religião, os Muçulmanos deixaram várias marcas na matemática (a escrita numérica que hoje usamos), na agricultura, na ciência, na medicina, na arte, na música,... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.