Hoje falamos da Reconquista Cristã e da Formação de Portugal.
Nos finais do Século XI, para combater os muçulmanos que invadiram a Península, D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, teve a ajuda dos condes franceses D. Henrique e D. Raimundo. Como agradecimento, deu a cada um uma porção de terra, um Condado, e autorizou-os a casar com as suas filhas, D. Teresa e D. Urraca.
O conde D.Henrique que ficou então a governar o Condado Portucalense, mas sempre ligado ao rei de Leão e Castela queria a independência mas morreu cedo, ficando D.Teresa a governar, com o apoio de nobres galegos (de Leão e Castela). Isto não agradou muito à nobreza portucalense nem ao povo!
O seu filho, D. Afonso Henriques, ainda , lutou pela independência e em 1128, na Batalha de S. Mamede, venceu as tropas de D. Teresa, assumindo o governo do Condado Portucalense.
Em 1143, no Tratado de Zamora, o rei de Leão reconheceu a independência do condado que passou a chamar-se Reino de Portugal.
Em 1179 o papa Alexandre III, na bula (documento) manifestis probatum, reconhece Portugal como reino independente e D. Afonso Henriques como seu rei.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.