Ontem tivemos a atividade "Plasticologia marinha" dinamizada pela bióloga Bárbara Silva, do Oceanário de Lisboa.
Esta atividade serve para sensibilizar para a grande ameaça dos plásticos nos ecossistemas marinhos e no Homem e para nos motivar para passar a mensagem.
Nas nossas aulas falamos muitas vezes de poluição, de biodiversidade, de sustentabilidade,... Já estamos muito atentos a este problema, mas é sempre bom relembrar ou saber mais, sobretudo quando é apresentado por uma especialista.
Vimos e revimos alguns filmes fundamentais para pensarmos nas nossas ações, mudarmos hábitos e passar a palavra.
Assusta-nos pensar no que descobrimos nos últimos tempos e revimos nesta atividade: que apenas cerca de 24% do plástico é reciclado; que existe uma ilha de plástico 7 vezes maior que Espanha; que em 2050 vai haver mais plástico que animais no mar;...
Chocou-nos rever as imagens de uma tartaruga de onde era retirada uma rede de pesca da boca, de sacos de plástico retirados do estômago de animais, de uma morsa estrangulada por uma argola, ...
Fomos alertados para o facto de nem todos os plásticos se verem, sendo um grande problema os microplásticos!
Aprendemos que a palavra "microplásticos" se refere a plásticos com menos de 5 mm. Esses são um problema gigante pois não se veem a olho nu, são confundidos com areias, na praia. Aparecem nos esfoliantes, nos detergentes e até na pasta de dentes!
Ficamos tão alarmados que vamos começar a ver com atenção os rótulos dos produtos que usamos! É que estes microplásticos entram facilmente numa cadeia ou teia alimentar porque os peixes os ingerem, pensando que são alimento!
Numa atividade prática, fomos identificar lixo numa caixa de areia que simulava a praia. Não retirávamos paus, conchas, penas, pedras mas sim tampas, plásticos, missangas, ...tentámos tirar tudo mas certamente ficaram na areia muitos microplásticos!A bióloga mostrou-nos uma coisa que não conseguimos identificar, explicando-nos depois que era um ovo de tubarão.
A Eduarda e a Letícia foram as veterinárias que trataram o pinguim Cris e a tartaruga Nori que estavam doentes por terem ingerido plásticos. Com muito cuidado, as doutoras analisaram os pacientes e trataram-nos!
Numa apresentação de imagens, identificámos atitudes corretas, sustentáveis e atitudes erradas.
Para terminar a sessão, participámos num jogo Quiz para testar os nossos conhecimentos e acertámos todas as respostas, o que mostra que estamos atentos e sensibilizados para este problema.
Nós temos os conhecimentos para diminuir a nossa Pegada Ecológica, temos mesmo que os usar porque a Terra é o único local onde podemos viver!
Estou segura que, com a vossa ajuda, os microplásticos poderão deixar de ser um problema! Vocês vão conseguir resolver os problemas que nós os mais velhos criámos porque são fantásticos. Obrigado meninos!
ResponderEliminar