Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Mostra-me as tuas folhas, dir-te-ei quem és!

Este ano temos estado a aprender a desenhar árvores.
Já conseguimos identificar muitas espécies autóctones e infestantes e temos então que as saber desenhar.
Começámos por aprender a desenhar troncos. depois de olhar muito, percebemos que afinal podemos dar ao desenho das árvores a ideia de  relevo e de três dimensões.
Costumávamos desenhar apenas o tronco e depois uma copa com uma forma sempre muito igual. Nas nossas saídas ao recreio e ao monte percebemos que afinal há ramos que saem dos outros, formando um emaranhado. Começamos a tentar então desenhar as nossas novas árvores. Foram aparecendo os nós da madeira, os pequenos troncos que ficam depois de um ramo cair e até surgiram as texturas. Essa é a parte mais fácil porque basta apenas usar dois ou três tons de castanho.
Passámos depois ao desenho das folhas. A mais fácil, a do pinheiro, claro. A seguir a do carvalho que é inconfundível pela sua folha recortada. A do sobreiro, a do loureiro e a do castanheiro são também fáceis de identificar.
Com a primavera chegaram as primeiras folhas e a observação ajudáva-nos a representar melhor as folhas. Observámos muito bem a do amieiro, a da aveleira, a do pilriteiro,...
Com muitas tentativas, olhando para imagens, decalcando, desenhando e apagando, fomos aprendendo a representar o melhor possível as diversas folhas.
Assim nasceu o cartaz para o Dia Aberto do Agrupamento. Como achamos muito importante que todos reconheçam as árvores do Parque, ajudamos na sua identificação.
Para título usámos este título:
Mostra-me as tuas folhas, dir-te-ei quem és!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.