Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de março de 2019

Casas, abrigos e ninhos

Hoje foi dia de voltar à melhor sala de aula, a da Natureza.
Aproveitando a sombra, sentados em semicírculo, fomos respondendo a algumas questões.
Quem é que precisa de abrigo?
Quase todos responderam ao mesmo tempo que eram os animais.
A seguir tivemos que pensar por que é que os animais precisam de abrigo.
Respondemos que era para viver, para se esconder dos predadores, para guardarem o alimento, para se protegerem do tempo, para hibernarem ou estivarem, para se reproduzirem (por os ovos, chocar, ter a ninhada, cuidar dela,...).
Depois pensámos a quem associávamos a palavra "casa" e respondemos que as associamos às pessoas, ao cão, ao gato, ao peixe, ...
A esta resposta a professora pediu uma explicação e a nossa conversa chegou ao conceito de "animais domésticos".
Quando tivemos que associar  a palavra "ninho" lembrámo-nos de "pássaros" e "aves". O Gabriel e o Martim comentaram logo que o pinguim que é uma ave não faz ninho! É o macho que anda com o ovo entre os pés, chocando-o, enquanto a mãe vai procurar comida.
A discussão foi depois sobre os locais que os pássaros prefeririam para fazer os ninhos e dissemos que eram as árvores,porque as folhas os protegiam.
A professora comentou que neste momento a maior parte das árvores estava sem folhas e a Carolina disse logo que os pássaros também ainda não estão a reproduzir-se.
Quando a professora perguntou para onde olhariam se quisessem procurar abrigo de formigas, respondemos que era para o chão.
Para encontrar caracóis dissemos que teríamos de procurar no musgo, nas ervas, em locais húmidos.
A seguir, em pequeno grupo, fizemos uma exploração do recreio durante 10 minutos para podermos encontrar abrigos de alguns animais. Devíamos chamar a professora para fotografar se encontrássemos algum.
Entretanto, tínhamos garrafões para regar as árvores que plantámos na semana passada. Enquanto regávamos, procurávamos os abrigos.
Alguém referiu logo que havia um ninho numa árvore mas que tinha caído já há uns tempos.
Chamamos a professora para fotografar as caixas-ninho que colocámos nas árvores, uma cavidade onde se podia ver uma grande teia de aranha e uma entrada para uma toca e muitas, muitas entradas de formigueiros. Nestes, conseguimos fotografar com a lupa uma formiga e filmar os seus movimentos.
Quando estávamos de novo em grupo, a professora perguntou que materiais utilizariam os pássaros para fazer os seus ninhos e fomos respondendo "palha, penas, folhas, paus,...". Ficámos admirados quando a professora disse que podíamos ver plásticos em ninhos mas percebemos que isso é normal porque os pássaros aproveitam tudo. Na próxima aula vamos poder ver imagens de vários ninhos e identificar esses materiais.

Mesmo antes de irmos embora, a professora pediu-nos para trazermos amanhã materiais com os quais possamos construir ninhos. Será que, se os colocarmos numa árvore, haverá algum pássaro que se queira aproveitar deles?..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.