Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Aventuras do Gabriel

O nosso colega Gabriel foi selecionado para representar a nossa escola na fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura a realizar no dia 12 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Paredes,. A obra escolhida foi "A noite de Natal", de Sophia de Mello Breyner Andresen, um livro que já conhecíamos bem.
Neste concurso os alunos teriam que realizar uma primeira prova escrita, passando os melhores candidatos por ciclo à segunda fase  de prova oral onde teriam que escolher um trecho da obra para ler, justificando a sua escolha.
O Gabriel andava um pouco apreensivo porque a prova seria realizada em Paredes e ele iria de comboio com professores e outros alunos que não conhecia... Era tudo uma novidade, mas a professora explicou-lhe que ele só tinha que mostrar aquilo de que era capaz e que, se não fosse apurado para a fase seguinte, não havia nenhum problema!

Nesta prova,  o Gabriel era o mais novo dos candidatos e estava muito ansioso mas portou-se muito bem porque passou à segunda fase! Que orgulho para nós! Mereceu uma salva de palmas da turma!

O Gabriel escolheu para ler e justificar a escolha a parte da história em que Isabel sai de casa na noite de Natal e vai à procura da casa do Manuel para lhe entregar os presentes. Quando perguntamos por que tinha escolhido aquele trecho, o Gabriel disse que foi pela coragem e resiliência da Isabel que não teve medo na noite nem do escuro pois a sua preocupação era encontrar o amigo para lhe dar um presente.
Na sala comentámos que se calhar teria sido melhor escolher a parte inicial porque apresentava o jardim da quinta e o Gabriel é um especialista ao falar de biodiversidade. Ele poderia ter falado de tudo aquilo que costumamos explorar na sala de aula e nas nossas aulas na Natureza. Mas o Gabriel escolheu a parte final e todos concordámos com os seus argumentos!

Mais uma vez, parabéns, Gabriel!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.