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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

À descoberta das formas do recreio

As nossas aulas na Natureza levaram-nos desta vez a explorar durante vários dias as formas do recreio
- Conhecem bem o recreio? Conseguem desenhar a biodiversidade que ele apresenta?...
A estas perguntas da professora respondemos logo que sim. Sabíamos dizer onde encontrávamos árvores, onde havia arbustos e onde havia erva. Sabíamos onde podíamos encontrar cheiros e onde podíamos ir buscar umas folhinhas para fazer um chá. Sim, parece que conseguíamos descrever a biodiversidade do nosso recreio.
- E se eu vos pedir para desenharem uma determinada zona, com uma ou várias espécies?
A essa pergunta já não respondemos com tanta certeza...Desenhar só com a imagem da nossa cabeça era um pouco difícil...
Lá surgiram então mais umas oportunidades para aulas lá fora.
No primeiro dia foi-nos dado tempo para explorarmos o jardim e escolher algo para desenhar. As nossas mesas foram as paletes, os muros e até o chão! Uns escolheram desenhar as sebes, outros a acácia, outros o amieiro ou os carvalhos,... Alguns desenharam o alecrim e houve também quem desenhasse a piteira (esta parecia a mais fácil de desenhar!). 
A maioria das nossas árvores é caduca por isso nesta altura têm apenas os troncos. É bem difícil desenhar troncos!
- Onde haverá mas mais biodiversidade? Será que onde há mais formas há mais vida? ...
Parece que ninguém teve dúvida de que as sebes rasteiras e a zona de erva do charco deveria abrigar mais espécies!
-Porquê?
Também respondemos prontamente dizendo que nesses locais havia mais alimento, mais proteção à chuva, vento e frio e sobretudo, melhores esconderijos!
-E onde haverá menor probabilidade de encontrar animais?
Talvez nas piteiras ou nas sebes grandes da entrada pois brincamos muito à volta delas e devemos assustá-los. E também porque ficam muito expostos aos predadores,,,
A primavera aproxima-se e as formas do nosso recreio vão mudar muito, assim como a biodiversidade que abrigam, de certeza!
            

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