Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Aprender ...lá fora...

Ontem, a nossa aula de Estudo do Meio foi feita fora da escola. Fomos conhecer mais um bocadinho do Parque das Serras.
Já não fazíamos uma saída desde o fim das aulas, início do verão, por isso fomos ver os efeitos do outono.
Estava uma tarde muito agradável, ótima para Saídas de Campo
Fizemos um percurso de cerca de 300 metros, indo ter a um bocadinho de monte daqueles que gostamos de ver, cheio de biodiversidade e de espécies autóctones. No caminho até lá pudemos ver uma paisagem queimada por um incêndio recente. As poucas árvores estavam queimadas e o chão preto. Esta paisagem escura era alegrada pelos medronheiros (muitos!) que começam a cobrir-se de medronhos!
Pelo caminho fomos lembrando o que sabíamos para que os nossos novos colegas pudessem começar a aprender algumas coisas sobrea floresta. 
Bem perto da escola vimos uma espécie invasora que ainda não conhecíamos, a erva-das-Pampas ou erva-cortadeira. A professora disse que a planta tem este segundo nome porque as suas folhas são mesmo cortantes. Até é uma planta engraçada mas agora sabemos que devia ser retirada senão, daqui a pouco, vai invadir todo o espaço.
Nesta saída conseguimos ver os medronheiros em flor e já com alguns frutos, eucaliptos e algumas (poucas, felizmente) acácias (austrálias), vários pinheiros bravos e também alguns pinheiros mansos, pequenos carvalhos e muitos sobreiros pequenos.
No caminho apareceram duas borboletas que nos acompanharam algum tempo.
Identificámos musgoslíquenesurze em flor e musgo real, planta que as pessoas antigamente usavam para lavar a cabeça, como nos disse a Lara Filipa. Cheira muito bem! Outra planta que também tem um cheiro forte é o rosmaninho. Há muito por estes lados!
Neste tempo costumam aparecer os cogumelos e vimos muitos! Eram muito pequeninos, alguns nasceram em pinhas, outros escondidos debaixo das agulhas dos pinheiros!
Ao caminhar tínhamos que olhar bem para o chão para não calcar nenhum pinheiro, sobreiro ou carvalho dos que estão a nascer!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.