Hoje tivemos uma manhã diferente de trabalho, fizemos uma Saída de Campo acompanhados das biólogas Teresa Fernandes e Raquel Ribeiro. Esta atividade vem na continuidade da nossa participação no BIOBLITZ. O professor César, de AFD acompanhou-nos.
Saímos da escola em direção à ribeira de Bustelo porque queríamos uma linha de água para explorar o mais possível a biodiversidade.
Para não esquecer nada, tiramos muitos apontamentos!
A bióloga Raquel entrou no ribeiro que tinha uma água muito transparente e encontrou uma rã verde.
Ensinou-nos a distinguir esta da rã ibérica. A rã verde tem uma linha ao longo do corpo. Pudemos até tocar-lhe! Depois de a observar bem, deixámo-la voltar ao riacho.
Depois a bióloga voltou a entrar na água, usou o camaroeiro e uma tina e nós ficamos surpreendidos com a biodiversidade que vimos! Pudemos observar girinos de sapos parteiros, Aprendemos que é o macho que guarda os ovos durante um mês e ouvimos o som que fazem numa gravação no telemóvel.
Pudemos ver imagens desta espécie num guia.
Vimos ainda carochas, cigarras e uma crisálida de libélula, muito disfarçada, até parecia musgo!
Ainda na ribeira a bióloga Teresa mostrou-nos o amieiro, árvore que conhecemos bem, e apresentou-nos o salgueiro. Ficamos a saber que estas espécies junto às linhas de água se chamam ripícolas.Vimos ainda algas na água e muitos fetos.
Saímos da ribeira e começamos a subir o monte. Vimos no chão umas lagartas peludas e ficamos a saber que não lhes devemos tocar pois podem causar urticária.
Estivemos a observar o cerefólio e a dedaleira ou digitalis, uma flor que gostamos de apanhar para estourar na testa. Tiramos fotografias ao seu interior com a lupa.
Logo a seguir, ficamos a conhecer as estevas, observando uma que tinha três insetos.
A bióloga Teresa chamou-nos a atenção para as abelhas, mostrando uma bolsa que elas têm para carregar o pólen.
Quando estávamos a ver as abelhas, uma borboleta ou mariposa pousou no ombro do Micael e acompanhou-nos durante muito tempo, mudando de um para outro. Acompanhou-nos quase até à escola! Era linda!
O mais surpreendente foi no que vimos na Kamar! Um bicho-pau! Este inseto tem este nome porque parece mesmo um pau! Foi uma sorte darmos conta dele!
A bióloga Raquel tentava encontrar répteis, levantando pedras mas, como estava pouco sol, não conseguimos encontrar nenhum. Mas pudemos observar uma coisa... ela usou um pauzinho para desfazer os dejetos que seriam de um sardão e pudemos ver o que ele tinha comido, confirmando que é um insetívoro pois vimos asas de insetos.
Pelo caminho íamos tentando encontrar fósseis pois já sabemos que existem muitos por aqui. Encontramos três!
As biólogas comentaram que este sítio as surpreendeu pela biodiversidade que encontramos!
Ah! Falta dizer uma coisa muito importante! Adoramos passar pelo túnel debaixo da autoestrada! Foi uma festa!
Esta foi uma manhã magnífica! Queremos repetir isto mais vezes! É bom aprender assim!
Belo momento de aprendizagem. Excelente dinâmica!
ResponderEliminarExcelente momento de verdadeira aprendizagem! Continuem a acompanhar a vossa professora! Um dia tereis um futuro brilhante!
ResponderEliminarParabéns também à vossa professora e às biólogas que acompanharam a visita!
Foi um prazer!! Adorei conhecer a vossa escola, a natureza que vos rodeia e claro os alunos e a extraordinária prof. Margarida!
ResponderEliminarJá agora, a borboleta noturna que nos acompanhou no regresso é uma Zygaena trifolii https://ukmoths.org.uk/species/zygaena-trifolii/
Até breve,
Raquel
Olá, Dra raquel!
EliminarObrigada pela informação! Vamos poder pesquisar no link e saber mais sobre esta espécie!
Ficamos orgulhosos por ter gostado!
Obrigada pela participação e ajuda na nossa Saída de Campo!
Ficamos ansiosos à espera de outra atividade!
Um abraço de todos!
Assim se aprende a respeitar o mundo que nos rodeia. Há lugar para todos. Parabéns turma. Convosco também eu vou aprendendo. Muito obrigada pela partilha. Beijinhos
ResponderEliminar