Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de abril de 2018

Sábado de escola

Numa manhã de sábado, a escola recebeu quem quis falar de biodiversidade e de aves.
Gente pequena e gente grande (em maior número), encheu a escola de vida.
À entrada uma mesa cheia de guias das espécies convidava à descoberta. Primeiro o chapim, depois o rouxinol, a seguir o guarda-rios... Depois da informação consultada nos guias, era tempo de ir ao site http://www.avesdeportugal.info/ conhecer o canto de cada uma.
Ao lado estava o espaço para a ilustração. Usando silhuetas de pássaros recortadas, os artistas iam fazendo as suas obras de arte. O toque pessoal era dado com a cor e com a ilustração dos ramos das árvores, arco-íris ou flores.


Como a manhã estava de sol, aproveitamos para sair para fotografar depois de ouvirmos o pai da Rita,  António Bernardino Coelho, a falar-nos de fotografia, fomos descobrir a natureza pelo recreio da escola. Usamos máquinas fotográficas, telemóveis e até uma lupa para macrofotografia.
 
 
 
 
 
De volta ao interior, ouvimos o professor Ângelo falar de fósseis e vimos alguns exemplares que ele ofereceu à nossa escola. Mostrou-nos alguns dos achados que ele encontrou e entregou no Gabinete de Arqueologia e Património,  parte de uma mó usada pelos romanos para extrair ouro das pedras, moendo-as, e umas descobertas bem recentes que ainda não foram analisadas mas que a todos parece uma espécie de lanças ou instrumentos para cortar. Dos fósseis. passamos para os répteis e anfíbios, falamos de salamandras, de rãs e tritões. Ouvimos ainda histórias de encontros com lontras ou raposas e ficamos a perceber como é importante andar atento nas nossas caminhadas! Nesta conversa tivemos a participação da Xana Sá Pinto, uma bióloga que já trabalhou connosco noutros projetos e que ainda nos vai por a pensar muito. a propósito da biodiversidade!
  
 
 
Enquanto os mais pequenos estavam ocupados nestas atividades, os adultos tratavam de construir as caixas-ninho ...
 
 
... e continuar as pinturas dos corredores que estão cada vez mais bonitos, coloridos, com tanta biodiversidade representada! Algumas das pinturas ainda tiveram mão dos mais pequenos, também.
 
 
 
  
 
  
A manhã passou depressa. Havia muito mais para fazer mas vão surgir outras oportunidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.