Pesquisar neste blogue

terça-feira, 17 de abril de 2018

BIOBLITZ em Serralves

Ontem, nós e a turma do 2.º B participamos numa atividade em Serralves, o BIOBLITZ.
 Esta é uma atividade que pretende "encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora), presentes no Parque de Serralves, num curto período de tempo, funcionando como uma inventariação biológica relâmpago".

Fomos recebidos por uma bióloga chamada Teresa que nos orientou numa exploração de árvores e arbustos, partindo de uns guias e de umas chaves dicotómicas.


Vimos muitas árvores que já conhecemos e outras novas, como o teixo, a araucária e a bétula e soubemos algumas curiosidades sobre estas espécies.
Sobre o teixo, ficamos a saber que tem uns frutos muito venenosos mas que os pássaros sabem comer!

Sobre a araucária, ficamos a saber que o seu tronco era utilizado para fazer os mastros e os remos dos navios. 
Das árvores e arbustos passamos para as Briófitas e fizemos um desenho usando uma pasta de musgo e iogurte. Como o musgo precisa de muita humidade, vamos ter que borrifar regularmente os desenhos.


Depois de almoçar, fomos fazer uma caminhada para conhecer melhor Serralves. Passamos por um túnel ao lado de um lago com uma vegetação muito densa onde havia patos. 

Logo a seguir, numa zona de charco, ouvimos muitas, muitas rãs. Perto havia cavalos, burros, ovelhas, touros. Mesmo no fim, passamos por um labirinto formado por arbustos.
 


Passamos por uma zona de bétulas e ficamos a saber que, por terem um tronco esbranquiçado, se chamam as noivas da floresta. 
Terminamos a nossa caminhada com uma sessão de ioga orientada pelo Ricardo e outra de dança organizada pelas colegas da dança.
 

Tivemos que voltar para a atividade seguinte, para falar de insetos

O Ricardo mostrou-nos vários insetos e falou-nos das suas principais características: 3 pares de patas e corpo dividido nem 3 partes. 

Sobre a borboleta, falou ainda da sua trompa, um tubo maleável que serve para ela sugar o pólen das flores e dos seus olhos, compostos por muitas lentes que lhes permitem ver a toda a volta. 
 
 

 


Depois de conversarmos, recebemos por grupo uma rede e fomos à procura de insetos. As redes não foram utilizadas porque nenhuma passou mesmo perto mas encontramos muitas joaninhas!

 
 
 
 
 
 
 
   
Depois de lanchar, ainda tivemos tempo de ver um hotel de insetos!


Voltamos para a escola ao fim da tarde.
Adoramos esta atividade e achamos que ela é muito importante para conhecermos bem a biodiversidade e sabermos protegê-la e respeitá-la!

Podem saber mais sobre esta atividade aqui... 
 




7 comentários:

  1. A Eduarda adorou e nem sempre gosta das visitas de estudo.

    ResponderEliminar
  2. Todos nós adoramos! Nós podemos aprender todas estas coisas na sala mas assim é muito melhor! Estávamos no meio da natureza, tínhamos especialistas para nos ajudar e tirar dúvidas, caminhamos, brincamos, olhamos, ouvimos, cheiramos, tocamos,... e isso na sala não +é possível!

    ResponderEliminar
  3. Foi uma excelente oportunidade para os alunos mostrarem que conhecem bastante sobre a natureza mas também uma oportunidade única de adquirir mais conhecimentos. Parabéns a todos os meninos da nossa escola que ali estiveram!

    ResponderEliminar
  4. A Helena também gostou. Disse que conheceu uma árvore chamada pilriteiro e outra noiva da floresta.

    ResponderEliminar
  5. A Kamar gostou muito de estar no meio da natureza.

    ResponderEliminar
  6. A Kamar gostou muito de estar no meio da natureza.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.