Todos os dias espreitamos as nossas caixas dos bichos-da-seda.
Já todas as mariposas estão fora do casulo e muitas puseram ovos. Umas escolheram os casulos, outras o fundo, mas a maioria escolheu as paredes das caixas!
Os ovos são amarelos no início mas vão escurecendo, até ficarem cinzentos.
Mas há outros locais escolhidos por elas! Na história que a mãe do Vasco nos leu, dizia que o bicho da seda não conduzia porque estacionava em qualquer lugar e isso é mesmo verdade!
Para fazer os casulos, as lagartas escolheram dobras do papel do fundo e até as paredes de vidro do aquário onde as colocamos no início! Esta semana confirmamos essa "mania" de estacionar" em qualquer lugar! Por duas vezes, de manhã quando a professora abriu a caixa vimos que uma mariposa começava a por os ovos na rede que colocamos por cima da caixa, antes da tampa! Ontem a professora tirou uma e pousou-a no chão, hoje a mesma ou outra voltou à rede para a postura! A professora resolveu tirar a rede pois no fim de semana ia ficar coberta de ovos! Agora só há tampa de papelão da caixa!
Ao observar os ovos vimos que havia uns escuros e outros amarelos. Fomos investigar e descobrimos que os cinzentos são os fecundados, os que darão origem a novos bichos-da-seda. Ainda bem que temos muitos cinzentos e poucos amarelos!
Hoje a professora fotografou com a lupa os ovos e conseguimos vê-los ao pormenor!
Já sabemos mais alguma coisa sobre os bichos-da-seda, neste caso, sobre os seus ovos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.