Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia do Ambiente

Hoje assinala-se o Dia do Ambiente.
Todos os dias falamos na sala de alguma coisa relacionada com o ambiente mas hoje fomos para fora da escola trabalhar e conhecer melhor o ambiente natural que nos rodeia. Ficamos com pena por faltarem alguns colegas por estarem doentes...
Vínhamos preparados, com roupa e calçado práticos, boné e uma mochila com o lanche e água.
Na nossa saída fomos acompanhados pela professora Susana e por alguns familiares (a mãe da Maria, a avó da Lara Filipa e o pai do Vasco, que serviu de fotógrafo).  

Fomos observar o local onde fizemos a 1.ª saída de campo no projeto das 100 000 árvores e vimos as diferenças: os eucaliptos estão cheios de rebentos, os pinheiros que arderam continuam pretos e os que escaparam ao fogo estão cheios de pinhas. O chão já não tinha o musgo verdinho e fofo que tinha em fevereiro nem o tapete de flores cor-de-rosa existia.
Hoje continuamos pelo monte a caminhar, identificando espécies. Quem soubesse o nome de uma árvore, procurava o seu nome numas placas que a professora tinha. Ninguém tinha dúvidas para distinguir pinheiro manso/pinheiro bravo mas, no início, ainda havia muita confusão ao identificar sobreiros e carvalhos... Agora parece que todos já os distinguem bem se olharem bem para as folhas e para o tronco.
Conhecemos hoje o medronheiro e o salgueiro e uma nova infestante, a austrália.
Pelo caminho ainda paramos para ouvir pássaros e observamos alguns animais: uma joaninha, um gafanhoto, muitas borboletas e algumas abelhas que nos assustavam. Vimos ainda uma coisa muito estranha, uma perpétua, uma flor de jardim, no meio das rochas! Ah! E vimos uma macieira carregada de pequeninas maçãs!
Paramos várias vezes nas sombras para falar um pouco do que já sabemos sobre borboletas e árvores para ensinar aos adultos que nos acompanhavam. Explicamos-lhes como sabíamos distinguir pinheiro manso de pinheiro bravo (pela copa, pelo tronco ou pelas pinhas) ou mariposas de borboleta (pela cor e forma das asas, pelo número de asas, pela forma das antenas), dissemos o que são espécies autóctones e espécies infestantes e demos exemplos,... Já sabemos muitas coisas! Até deu para fazer umas revisões de Estudo do Meio!
Adoramos esta saída!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1 comentário:

  1. Muito bem, meus meninos! Adorei a vossa reportagem da vossa saída de campo em pleno Dia do Ambiente! Estou certa que a vossa turma será uma turma sempre preocupada com os seres vivos e com um ambiente saudável! Em nome da escola agradeço-vos assim como agradeço aos familiares que vos acompanharam. Parabéns a todos! Prof Rosário

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.