Hoje entramos na estação do ano preferida da maior parte da turma, o VERÂO.
No quadro, por baixo da data estava escrito esta frase que também passamos para o caderno:
Bem vindo verão!
Falamos do calor, das férias, da praia,...
O Duarte disse que os dias ficavam maiores e a professora brincou perguntando se passavam a ter 34 horas em vez das habituais 24... Mas o Duarte sabia responder! Ele explicou à turma que a Terra se aproximava do Sol, por isso ficava mais tempo a apanhar a sua luz. A professora brincou mais uma vez dizendo que era pena pois até lhe dava jeito mais umas horas no dia para fazer tudo aquilo que era preciso!
Com esta conversa do Duarte, a propósito do movimento da Terra, aprendemos duas palavras novas numa expressão: órbita elítica. O desenho feito no quadro ajudou na explicação do Duarte sobre a posição do planeta em cada estação do ano.
No texto sobre o tempo fomos falando um pouco desta estação mas depois cada um fez um texto só sobre ela. Todos os textos falavam de férias, de praia, de calor, de roupa fresca, de banhos no mar, de passeios com a família,...
Mas o momento mais esperado só chegou de tarde!
Quando ontem se falou da chegada do verão, logo se concordou que era o dia ideal para o nosso tão esperado "banho de mangueira" ... Esta foi uma promessa feita pela professora nas vezes em que íamos regar o viveiro e apanhávamos salpicos de água. Ela dizia sempre que um dia trazíamos calções, chinelos, uma muda de roupa e ela "regávamo-nos". Esse dia ontem ficou então marcado para hoje!
Depois do almoço ensaiamos várias vezes a nossa dança. Ficamos todos a transpirar! Dançar é divertido mas cansa!
Antes do lanche, preparamo-nos e fomos ao nosso banho! Quem tinha muda de roupa podia estar mesmo mo meio da "chuvada", os outros tinham que ser menos "regados". Foi muito divertido! A D. Leonor veio pegar na mangueira para a professora também tomar banho. Ela foi a que ficou mais molhada!
Trocamos depois de roupa, lanchamos e pusemos a roupa a secar na rede do charco. Estava tanto calor que voltamos a vesti-las, já secas, antes de ir embora.
Esta foi uma excelente maneira de receber o VERÂO!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.