Na sala já falamos várias vezes de diversidade.
Costumamos até brincar com o que significa imaginando a confusão que seria à saída das aulas se fossemos todos iguais! As mães não sabiam onde estávamos e nós não íamos distinguir a nossa mãe...
Quando em Estudo do Meio falamos da família identificamos parecenças com pai ou mãe mas todos percebemos que cada um de nós é único.
A nossa diversidade está na cor da pele, na estatura, na cor dos olhos e do cabelo, na forma de vestir, ... Costumamos brincar também dizendo que na nossa escola ganha a nossa turma ganha na diversidade pois tem um colega que viveu em Moçambique, uma que veio da Suíça e outra que viveu na Argélia, país da mãe.
A professora propôs-nos então uma atividade. Deu-nos este desenho de um corpo humano e cada um, sem olhar para o trabalho dos colegas, completou-o, criando um personagem.
Pudemos então perceber ainda melhor o que é a diversidade!
Criamos meninos, meninas, crianças, adultos, loiros, morenos, uns de sapatilhas, outros de sapatos de tacão..., uma grande diversidade de personagens!
Os nossos desenhos foram depois plastificados porque, a convite da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE) e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, vão estar expostos juntamente com trabalhos de alunos de escolas do Porto até 22 de fevereiro na avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Almeida Garrett, na exposição "Presentes de aniversário para Darwin".
Os trabalhos estão lindos! Maravilhosos! E estiveram magníficos a dar as boas vindas a todas as pessoas que vinham até à exposição dos presentes do Darwin! Obrigado aos meninos e à professora! Estão todos de parabéns!
ResponderEliminar