Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 26 de março de 2018

Ainda as aves

Na sala temos falado muito de aves! Ouvimos os seus cantos, fizemos os desenhos, conhecemos os seus habitats, falamos dos seus regimes alimentares, das suas migrações e sobretudo da sua importância para a biodiversidade. Por isso mesmo vamos ter um dia na escola dedicado a elas com construção de caixas-ninho e comedouros, entre outras coisas.

Uma das coisas de que falamos foi das adaptações dos seus bicos, conforme o que comem. Um pássaro insetívoro não precisa de um bico tão forte como o da águia, por exemplo.

Em tempo de pausa, aqui fica uma informação para os que forem espreitar o blogue para matar saudades da escola!
Quando voltarmos em abril, vemos este cartaz com atenção!

sexta-feira, 23 de março de 2018

Para terminar o 2.º Período...

Há 118 dias entramos no 2.º ano (sabemos bem esta contagem porque todos os dias trabalhamos o "dia do ano letivo").
Hoje terminamos o 2.º período com um dia em grande!
Logo de manhã a escola ganhou vida com pais, avós, tios, amigos, que vieram à nossa Feira da Primavera. Como estava a chover, tivemos que colocar as bancas nos corredores.
Como já é costume, nós fomos uns vendedores muito simpáticos dos produtos que trouxemos de casa ou que fizemos na escola.
A nossa banca estava muito colorida, como sempre e era a preferida dos nossos colegas por causa das nossas belas pulseiras! Ainda antes de a feira abrir, já havia fila para as pulseiras. Não era preciso estar com medo que acabassem porque tínhamos muitas, para todos os gostos! Outro artigo procurado eram as espetadas de gomas que a Lara trouxe! Foram vendidas todas depressa!
Além das pulseiras tínhamos vira-ventos, sacas pintadas, despeja-bolsos e bandoletes feitos por nós ou pela professora. 
Os pais trouxeram especialmente bolos e guloseimas mas havia outras coisas. A mãe do Ricardo trouxe uns lindos arranjos de suculentas e a tia do Eduardo fez uma bela árvore que dava ovos de chocolate! Estava mesmo bonita!  
 
No fim da feira, fomos buscar vassouras e deixamos tudo limpinho! 
Logo às 2 horas tivemos uma palestra da AMBISOUSA sobre COMPOSTAGEM. Nós já sabíamos um pouco do que se tratava mas ficamos a saber melhor o que devemos colocar no compostor e como. Ficamos a saber que podemos pedir um para nossa casa.   
 Logo a seguir passamos para o pavilhão onde tivemos a oportunidade de tocar bombo numa atividade dinamizada pelo professor Tozé das AEC. Adoramos! Tocamos todos com muita vontade e no fim todos estavam cansados! A Eduarda e o Guilherme até fizeram uma bolha na mão! 




No fim desta atividade, a Eduarda recebeu o prémio por ter ganho o SUPER ATLETA, atividade realizada ontem com os professores de AFD.
 
Voltamos para a sala para as recomendações finais: nas férias, ler muito, escrever  e estudar as tabuadas!
Boa Páscoa para todos!

quinta-feira, 22 de março de 2018

O livro é um amigo



Hoje fizemos um trabalho de Escuta Ativa: ouvimos uma canção e depois tentamos preencher as palavras que faltavam desse poema.
Ouvimos várias vezes a canção e, de cada vez, tentávamos preencher o máximo de espaços.
Para este exercício é preciso muita concentração e atenção.Quem esteve atento conseguiu completar todo o poema ao fim de duas audições. Os mais distraídos não conseguiram, mesmo depois de várias audições.
Fica aqui a canção para a treinarmos bem e para o Duarte, o nosso colega que faltou porque teve ontem um acidente, a poder aprender! 

O livro é um amigo

Tenho um amigo especial
Que me leva a viajar
Sem sair do meu quintal
Vivo histórias de encantar

Conheço o universo
Como a palma da minha mão
À noite antes de dormir
E sem sair do meu colchão

O livro é um grande amigo
Amigo do coração
Tenho todo o mundo comigo
Só com um livro na mão

As palavras e as imagens
Que pode proporcionar
Valem mais que mil viagens
Sem se sair do lugar

Trata bem deste amigo
Que te ajuda a aprender
Se o guardares sempre contigo
Não te vais arrepender


E se nós fossemos um livro?...







 

quarta-feira, 21 de março de 2018

Dia da Árvore, Dia da Poesia

A melhor maneira de assinalarmos estas duas datas é juntá-las e fazer aquilo que tanto gostamos: falar de árvores em poesia!
Não havia regras nem indicações, apenas um título escrito no quadro e tudo aquilo que guarda o nosso coração e a nossa cabeça.
É fácil falarmos de coisas de que gostamos em poesia! Basta falar de emoções, de sentimentos, de sentidos e o texto fica muito mais belo!
Ficaram lindos, os nossos poemas!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 20 de março de 2018

segunda-feira, 19 de março de 2018

Feliz Dia do Pai!

Hoje terminamos os nossos presentes para os pais!
Os porta-lápis estão prontos, os poemas passados e ilustrados e o postal montado! Para levar o nosso presente, um embrulho único e personalizado feito com sacos de papel também reutilizados!
De certeza que os Pais vão adorar!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FELIZ DIA DO PAI!!