Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Maio, mês do coração

Todos os dias devem ser Dia do Coração porque sem ele não vivemos!
Em cada dia ele bate milhões de vezes sem parar, sem nós darmos conta!
É também no coração que dizemos que guardamos os nossos pais e irmãos, os nossos amigos e aqueles de quem gostamos muito!
O nosso coração alegra-se quando estamos felizes mas fica apertadinho quando estamos tristes ou doentes...
Como hoje é o último dia do mês de maio, falamos sobre o coração e aprendemos uma canção tirada do livro "O livro das canções", de Vidal, o Avô Cantigas.
Enquanto cantávamos a canção, começamos a pintar uns lindos corações onde cabem flores e borboletas, uns corações onde só há alegria! 


 
 

terça-feira, 30 de maio de 2017

Por que é que os animais não conduzem?

Quando a mãe do Vasco nos veio ler uma história, foi-nos lançado mais um desafio: continuar a explicar por que é que os animais não conduzem!
Todos os dias alguém perguntava à professora quando fazíamos esse trabalho e hoje chegou o dia!
Cada um de nós escolheu alguns animais e depois de pensar em algumas das suas características principais (tamanho, revestimento do corpo, peso, ...) continuou esta explicação tão importante! Como alguém logo disse, tínhamos que usar a nossa criatividade!
Ficam aqui essas explicações, todas bem criativas!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mais coroas

Chegaram mais coroas à sala, desta vez trazidas pela Helena, pelo Gabriel, pelo Miguel e pela Lara Filipa.
São todas diferentes, foram utilizados materiais muito diversos mas estão todas muito bonitas!
A nossa escola está a ficar mesmo colorida e primaveril!



sexta-feira, 26 de maio de 2017

Matemática, dinheiro e compras

Temos andado a trabalhar o dinheiro, já conhecemos bem as notas e moedas que existem.
A professora pediu-nos para trazer um porta moedas ou uma carteira e ontem estivemos a tirar as moedas do material de apoio do nosso manual de matemática. Como alguns não tinham trazido o porta-moedas, a professora fez um envelope provisório para guardar a nossa fortuna.
Hoje à tarde estivemos a fazer uma brincadeira. A professora pedia-nos dinheiro emprestado e cada um procurava o valor indicado. Cada um explicava aos colegas como tinha decomposto a quantia e verificaram mais uma vez como há muitas possibilidades de apresentar o mesmo valor.
Depois, a professora deu-nos uns cartões com objetos com o preço assinalado e nós criamos lojas com vendedores e compradores.
Estávamos a colocar o dinheiro certo mas o Duarte perguntou se se podia usar dinheiro a mais para ter troco. Claro! Mais interessante ficou a brincadeira!
Quando a professora "pedia dinheiro", a Carolina usou uma estratégia foi aplaudida pela professora: colocou o seu dinheiro alinhado, em montinhos, por ordem crescente. Essa organização permitia-lhe ser quase sempre a primeira a arranjar a quantia pedida pela professora!
Nas compras havia porta-moedas e carteiras. As notas e as moedas estavam separadas em muitas, tal como nas carteiras dos pais.
Adoramos esta brincadeira! É uma maneira bem divertida de aprender a trabalhar com o dinheiro!
 

Afinal, que tempo faz?!

O nosso dia na escola começa com a decomposição do número do dia e um texto sobre o tempo que faz.
O tempo está tão confuso que os mais rápidos dizem uma coisa e os mais lentos outra, poie entretanto o tempo mudou!
Hoje não houve grandes mudanças pois o céu permaneceu escuro, coberto de nuvens que ameaçavam chuva. Mas estava calor, mesmo muito calor, pelo menos dentro da sala!
Não fomos ao recreio porque chuviscava.
De repente começamos a ouvir um barulho... Olhamos para a janela e vimos que era a saraiva qua batia furiosamente no telhado e nos vidros!
A professora mandou-nos ir à janela ver.
Que estranho, este tempo! Se ainda não tínhamos feito o texto, tínhamos uma palavra nova para as nossas "palavras do tempo":
                                                              SARAIVA!

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Uma surpresa

Na Semana da Leitura convidamos a família a vir ler-nos uma história. A mãe do Vasco queria vir mas a sua mana quis nascer nessa semana e não deixou a mãe vir. 
Hoje a  mãe e a mana do Vasco apareceram para nos ler duas histórias. Quer dizer, só leu a mãe porque a mana dormiu o tempo todo na sua bolsa!
A primeira história, "Por que é que os animais não conduzem?",  era muito divertida, explicava por que é que os animais não conduzem. 
A cobra não conduz porque anda sempre aos ziguezagues, o papagaio porque está sempre a falar ao telefone, o polvo porque tem muitos braços e está sempre ocupado, o rato porque come muito queijo e esquece-se das regras de trânsito, o touro porque não pode ver sinais vermelhos,...

Podem conhecer aqui todos os animais que não podem conduzir...


No fim da leitura a mãe do Vasco lançou-nos um desafio: procurar outros animais para explicar por que não podem conduzir! Vamos fazer isso um dia destes!

A segunda história, "São todos os meus preferidos"    , falava de uma família de ursinhos e de como para os pais todos são bonitos,cada um deles é o preferido!

Podem ouvir a história aqui...
A mãe do Vasco deixou os livros na nossa sala para podermos ver com calma as imagens e até voltar a lê-los.