Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A Desfolhada

Hoje fizemos uma desfolhada no recreio da nossa escola.
 
O Padre Pedro, à hora do almoço, trouxe um trator carregado de espigas de milho. 
Para nos ajudar vieram os nossos amigos do Infantário de Trás-de-Várzea  e os idosos do Centro Social. A bisavó da Maria Letícia, a D. Maria, foi um dos nossos ajudantes.
Para desfolhar a espiga, tivemos que tirar o folhelho e a barba. O folhelho e a barba ficavam no chão e as espigas iam para uma balsa. Quando a balsa estava cheia era despejada no trator.
Como havia muita gente a trabalhar, a desfolhada foi rápida!
Depois de termos trabalhado um bocadinho, fomos tocar cavaquinho e cantar.
No fim da desfolhada tivemos um lanche diferente, um sumo e um pão com fiambre ou manteiga.
O recreio ficou muito sujo e nós limpamos, apanhando o folhelho à mão ou com vassouras. Ficou impecável!
Depois de lancharem, os nossos convidados foram embora e nós voltamos à sala






.
A Desfolhada foi muito fixe!

sábado, 22 de outubro de 2016

A Galinha Ruiva





Depois de terem ouvido a história da Galinha Ruiva, aqui fica o filme para a relembrarem...

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ti Manel enfermeiro

A Maria Letícia trouxe um amigo espantalho, o Ti Manel, que ficou sentado num banco do recreio e todos os dias vê as brincadeiras que lá se fazem.
Hoje o Ti Manel mostrou que sabe curar joelhos! A Lara caiu, rasgou as meias e fez uma ferida e quem ficou a ajudar a curá-la, foi ele! Só há um problemita: temos que lhe arranjar umas luvas pois aquelas mãos estão um bocado sujas de tantos apertos de mão depois de brincadeiras na terra!



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Visita dos colegas do Pré-escolar

Hoje recebemos na sala os colegas de 5 anos da nossa escola.
Trouxeram-nos a história da Galinha Ruiva, aquela que não arranjou ninguém que a ajudasse desde a sementeira do milho até à cozedura do pão... Bem, quando o pão ficou prontinho no forno, os amigos apareceram mas ela não os deixou comer, comeu-o com os seus pintainhos!
Depois de ouvir a história, estivemos a falar das personagens, do espaço, do que aconteceu,...
Recebemos depois uma ficha onde tínhamos que registar o número de sílabas e de letras de várias palavras, as dos nomes dos animais da história.
Quando o trabalho ficou pronto, ainda deu tempo para pintar os animais e desenha-los no nosso caderno.






terça-feira, 18 de outubro de 2016

Criatividade e Papagaios de papel

Estivemos a falar de criatividade e do que é ser criativo. Percebemos que é usar a nossa imaginação e criar.
A professora deu-nos então um losango de cartolina branco e pediu-nos que fossemos criativos, criando assim um belo papagaio de papel.
Depois de desenhar, pintamos os papagaios. Não havia dois iguais e estavam todos muito bonitos e criativos! Agora só faltava só colar a cauda e os laços. Agora temos que os pendurar na sala para podermos apreciar a nossa criatividade!






segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Projeto das 100 mil árvores

Inscrevi a turma no Projeto das 100 mil árvores por considerar que a preocupação em conhecer a floresta, preservá-la e fazê-la renascer deve começar o mais cedo possível  e por ter consciência da necessidade de envolvimento/responsabilização dos alunos/famílias e da autarquia num projeto em defesa da floresta.
O Projeto é trabalhado na escola, os alunos levam os ensinamentos e os convites para participação da família e todos ficam a ganhar.
É tão fácil sentir a necessidade de envolvimento da nossa escola neste projeto! O nosso recreio é rochoso, seco, com muitas inclinações, com muita falta de vegetação e a escola está numa zona árida, seca, muito xistosa, tendo sido até agora difícil, quase impossível, reverter a situação. Para agravar, toda a zona circundante foi flagelada pelos incêndios deste verão. Das janelas das salas vemos apenas montes negros, sem vegetação...
Este ano seremos uma das 61 escolas de 15 municípios participantes e vamos trabalhar a modalidade de criação de um Viveiro de plantas autóctones. Enquanto as nossas plantas germinam e crescem teremos muitas outras atividades! teremos saídas de campo, atividades de expressão plástica, música e poesia,...
Haverá muito trabalho para todos! Para já começamos a juntar pacotes de leite para as sementeiras.
Podem conhecer melhor o Projeto aqui...


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dia da Alimentação



  


Esta foi a canção que começamos a aprender ontem para nos acompanhar hoje no dia Mundial da Alimentação.
É muito alegre e foi fácil cantá-la. Hoje fez-nos companhia ao longo do dia. Cantamos várias vezes esta canção enquanto fazíamos os nossos trabalhos.
Depois do almoço, a professora tinha uma surpresa. Vimos entrar um tabuleiro de taças e começamos a tentar adivinhar o que seria servido nelas: gelatina, mousse, gelado,...
Não! Ninguém acertou!
A surpresa era leite creme! Havia duas taças, uma com o leite creme simples e outra com ele torrado. Havia ainda um pacote de canela para quem quisesse.
Uns disseram logo que gostavam...outros que não sabiam! A professora colocou só um bocadinho na taça dos que nunca tinham comido e afinal, todos gostavam!
- Está 5 estrelas! - disse o Simão.
- Ou 6! -  concordaram outros.
Parece que afinal a surpresa agradou a todos! Parece que a cozinheira está aprovada!






quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"A Terra treme"

Hoje chegamos à sala e as cortinas estavam fechadas, parecia ainda de noite. Então a professora disse que podíamos descansar mais uns minutos e nós assim fizemos. Era engraçado ver pelo olho meio aberto a cara dos colegas que iam entrando! Mas toda a gente aproveitou para começar o dia de trabalho com dois minutinhos de descanso!


E como era dia 13 de outubro,  Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, às 10h13, respondemos ao desafio de participar num exercício de preparação para o risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Num exercício de um minuto, aprendemos a conhecer os 3 gestos que podem salvar vidas em caso
de sismo.
BAIXAR     PROTEGER    AGUARDAR
Para ser mais real, quando deram os três toques da campainha para se iniciar o exercício, a professora colocou no computador o som de um terramoto.


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Escrever com plasticina

Quando aprendemos uma letra nova treinamos a sua escrita de muitas maneiras! Usamos o quadro, o manual, o caderno mas, antes disso tudo, usamos o espaço! Temos um dedo indicador mágico que tem três cores: com um toque escrevemos a azul, com dois toques, a preto e com três toques, passa a vermelho. Às vezes também temos que apagar o que escrevemos!
Ontem experimentamos uma nova forma de escrever usando a plasticina. Trabalhamos sozinhos e a pares, formando ditongos. Até fizemos um ditado!
Hoje, como estava a chover e não podíamos ir para o recreio, ficamos na sala a escrever com a plasticina. Também desenhamos carros, corações,...
É muito giro escrever com plasticina!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Os nossos manuais têm muitas canções.
Gostamos de trabalhar os poemas dizendo-os e cantando-os, mudando de voz, acompanhando com batimentos,...
Hoje fizemos uma experiência: gravamos duas das canções, a dos 5 xilofones e a do Ulisses, usando o instrumental que acompanha as canções. Foi engraçado ouvir-nos depois!
Foi este o resultado da primeira experiência:



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Um verdadeiro "Desespantalho"!

A nossa menina Desespantalho ficou pronta e recebeu a companhia de muitos amigos novos!
O seu chapéu recebeu umas lindas e cheirosas flores que logo atraíram os pássaros! E que bem se sentiram eles! Enquanto a menina Desespantalho cantava, os ssaros rodopiavam no seu braço!
Não acreditam?!...
Temos aqui a prova!


 

sábado, 8 de outubro de 2016

Pais na escola - O desespantalho...

Hoje tivemos pela primeira vez os pais a trabalhar na escola , ajudando-a a ficar mais bonita.
havia muitas tarefas e todos tiveram que fazer!
O motivo principal era a criação de um espantalho. Este não é um espantalho a sério pois não quer afugentar os pássaros mas sim recebê-los de braços abertos. É um desespantalho! Nem tinha sentido ser um tradicional espantalho pois estamos preocupados em fazer comedouros para os pássaros e em colocar nas árvores ninheiros!
A nossa amiga ainda não está pronta, depois percebem como é que ela não vai assustar os pássaros mas sim convidá-los a visitar a nossa escola e as nossas brincadeiras!
Enquanto uns pais tratavam de a criar, outros foram jardinar e plantar árvores.
 
Os mais pequenos trataram de organizar os fios do cabelo do espantalho e ajudaram a regar as plantas mas claro que ainda houve um tempinho para os rapazes jogarem futebol! Pudera! Se estavam equipados vindos do treino do Nun'Álvares e não estava ninguém no campo!... As meninas preferiram brincar com as bonecas e às professoras, na carteira do átrio.
Ah! A Lara e a Helena ainda fizeram a reportagem fotográfica, esta que vos vai poder ver como foi passada a nossa manhã.






sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dia do Sorriso

E porque hoje parece que é Dia do Sorriso, logo de manhã, ainda com os dentes bem lavadinhos, registamos os nossos. Só faltava o da Cíntia que estava doente mas foi fácil ir a uma foto dela e recortar o sorriso que ela exibe todos os dias!

Pais, adivinhem onde está o Sorriso que costuma alegrar a vossa casa!