Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Partilha de mais descobertas

Aqui há tempos o Márcio e o João enviaram-me fotos de um grilo.
Nesse dia tinha falado com o pai e ele confessou que naquele dia ninguém faria trabalhos da escola. Era o primeiro dia em que a família saía de casa desde que o confinamento tinha começado e estavam todos a precisar de uma lufada de ar fresco, literalmente.
- Professora, tem aqui muito espaço e vou deixá-los à vontade para libertarem energias! - disse o pai. 
Imaginei a aflição de ter cinco crianças numa casa sem muito espaço à volta e respondi-lhe que era uma ótima ideia, pedindo-lhes para me enviarem fotos do seu dia.
As fotos chegaram à noite e pedi para fazerem um texto. Naquele dia não o recebi mas hoje, talvez entusiasmado por ter visto publicado o seu trabalho sobre as pinhas, o Márcio enviou-me novas fotos e este texto, mostrando que a Natureza é mesmo a melhor sala de aula!

Obrigada pela partilha, Márcio e mãe!

"No dia 24 de abril foi  o primeiro dia em que saí, depois de 1 mês fechado em casa devido ao corona vírus. Nesse dia de manhã  fui com a minha família à minha avó.
O dia estava lindo! Estava sol e o campo da avó estava cheio de flores pequeninas amarelas,  acho que se chamam malmequeres!
Fui correr, pinchar, saltar, andar de bicicleta e berrar muito, pois estava cheio de estar em casa!
Eu e o João ouvimos uns sons gri gri gri...eram grilos.
Fui pedir à minha avó um frasco, ela deu-me muitos e fui com o joão apanhar grilos.
Depois de muito tentarmos, não conseguimos sem ajuda. Pedimos ajuda ao meu pai e ao avô.
Quem conseguiu apanhar e nos ensinou como apanhar  grilos foi o meu pai. Eles vivem em pequenos buraquinhos na terra. Pegamos numa palhinha de feno, metemos na casinha do grilo e ele vem cá fora! Achei tão engraçado! Rimos tanto, eu e o João!
Quando viemos para casa trouxe um grilo comigo. Pedi a mãe que me comprasse uma casinha para o grilo e a mãe comprou-a na mercearia aqui ao lado. O meu pai meteu o grilo na casinha. Todos os dias o alimento com leitugas e alface. Ele canta tanto, mas tanto, que às vezes, à noite, tenho que vir pô-lo no beiral da janela, do lado de fora, porque não conseguimos dormir.
Nesse dia, o meu dia foi espetacular! Adorei correr, saltar, brincar, mas principalmente apanhar grilos.
A mãe tirou uma foto das palhinhas de feno com que se apanha os grilos e ao alimento que dou ao meu grilo, as leitugas. Tenho num vaso, para ir tirando, folhinhas de alface que deito fresca, todos os dias.
A minha professora lançou-me o desafio de fazer a pesquisa e um texto. Cá fica o texto e a pesquisa feita na Wikipédia.
Beijinho para a minha professora."

GRILO .... Só os grilos machos produzem sons e fazem-no para atrair as fêmeas para a reprodução. Para isso, os machos possuem uns pelos nas bordas das asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa na outra.
Assim cada espécie produz um canto que varia com a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.
A fêmea possui um longo órgão ovopositor característico. Estes insetos são omnívoros terrestres e noturnos. Cavam no solo orifícios que podem ir até meio metro de profundidade e que terminam numa habitação circular. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.
Existem cerca de 900 espécies de grilos no mundo e muitas vezes estes são confundidos com os gafanhotos.
A sua principal alimentação é de folhas, além de vários tipos de frutas, como banana, maçã,abacate,etc, legumes, como brócolos, cenoura,etc. Insetos mortos, desde que não possam passar algum tipo de doença para o grilo, também são um ótimo alimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.