Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Aprendizagens na Natureza

Ontem a mãe do Márcio enviou-me umas fotos do Márcio, contextualizando-as com este texto:
"O Márcio hoje saiu com o pai às 4 h da manhã (!!!) e a motivação para se levantar tão cedo é esta, a natureza, explorar e conhecer. Hoje foi a vez das pinhas que dá os pinhões que nunca tinha visto e está de certeza a fazer todas as perguntas possíveis ao pai 😂. Peço ajuda à professora para que me dê orientação sobre estudo, por favor. Fazer um texto sobre as pinhas? Um resumo do dia explorado? ...".

Respondi à mãe que achava uma excelente ideia, que ambas as hipóteses eram boas, pedindo-lhe para enviar depois o texto para eu partilhar aqui com as fotos.
Obrigada Márcio e mãe, por esta partilha de uma experiência na melhor sala de aula, a da Natureza!
Chegou o texto e aqui fica o seu trabalho documentado pelas fotos.
Hoje, dia 10 de junho, eu e o meu pai acordámos às 4h da manhã e fomos  para Tomar.
Lá no armazém tem muitas máquinas  de ginasio. Enquanto o meu pai estava a trabalhar, eu fui atrás do armazém  e vi que tinha muitos pinheiros mansos.
Na hora do meu lanche da manhã, pedi ao meu pai para ir la comigo. Estava curioso porque vi umas pinhas no chão  que tinham qualquer coisa nelas. Eu queria saber o que era.
O pai foi comigo e explicou-me que o que dava as pinhas eram pinhões. Quando as pinhas ficam maduras, os pinhões saem das pinhas. O pai abriu uma para eu ver. Fiquei tão contente que  fui apanhar algumas  pinhas  e alguns pinhões já caídos no chão. Depois  meti-os dentro de uma garrafa. Estava ansioso para chegar a casa para tirar a casquinha a um pinhão para provar!
Chegamos a casa eram 17h. O pai partiu alguns pinhões para eu ver o fruto e provar.
Gostei tanto deste dia! Gosto muito de ir assim para o mato e descobrir as coisas . Gostei muito do que aprendi hoje com a natureza e gostava de poder ir mais vezes para o mato. Temos aqui em Aguiar muito mato mas a mãe e o pai quase nunca me levam, estão sempre ocupados com os manos e comigo. Mas agora nas férias, a mãe prometeu que vamos!


Hoje, dia 11 de junho, acordei e fui fazer uma pesquisa sobre o PINHEIRO MANSO: .... Pode chegar aos 50 metros de altura de forma excecional, sendo o habitual chegar até aos 20 metros. Pertence ao grupo das coníferas e a sua copa e tronco vão mudando à medida que cresce.
Quando é uma árvore jovem tem formas arredondadas, no entanto, à medida que os anos passam, transforma-se e aparece um tronco grosso e uma copa redonda. Finalmente, na etapa mais adulta, desenvolve uma copa tão larga que parece um guarda-sol.
A sua casca é grossa, avermelhada e tem fissuras.
O pinheiro-manso possui uma folhagem perenifólia formada por folhas aciculares, em grupos de duas, de cor verde brilhante e muito rígidas. As flores, masculinas e femininas, crescem na mesma árvore (trata-se de uma espécie monoica).
Quanto aos frutos…
O pinheiro-manso destaca-se pela sua produção de frutos. São conhecidos como pinhas. Com forma ovalada, de até 15 cm de comprimento, escamas achatadas e com duas sementes no interior.
Estas sementes carnosas e muito saborosas são denominadas pinhões.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.