Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Preparando o S.João

Hoje na aula síncrona, depois de resolvermos umas situações problemáticas, começamos a falar do S. João que este ano será bem diferente do habitual...
Começamos por dizer palavras da Área Vocabular de S. João que a professora is escrevendo num manjerico. A ideia era encontrar o máximo de palavras para depois criar as quadras.
Relembramos depois a métrica das quadras populares, as sete sílabas que não têm a ver com a divisão silábica das palavras mas sim com a forma como as dizemos.
Com o nosso manjerico cheiinho de ideias, começamos as quadras. Alguém começava e depois tentávamos arranjar, se fosse necessário. Por vezes as rimas eram todas iguais e tratávamos de alterar para que ficássemos com a rima cruzada.  Quando as palavras não tinham uma rima que nos desse jeito, trocávamos a sua ordem para facilitar o trabalho.
Amanhã cada um construirá as suas quadras mas hoje ficamos com as do grupo.

Na festa de S. João
há sempre muita alegria!
Este ano não há diversão
por causa da pandemia...

A cascata vou fazer
p'ra lembrar o S. João.
A fogueira vai arder
e aquecer meu coração.

Na noite de S. João
em casa eu vou ficar.
Vou ter muita diversão,
com os primos vou brincar.

Os balões eu vou lançar
na minha imaginação.
Martelos vou martelar
no dia de S. João.

Os balões eu vou lançar
na minha imaginação
Sobem p'rá frente ou p'ró ar.
caem no meu coração.

É bem bom saborear
na noite de S. João
as sardinhas a pingar
numa fatia de pão.

João, Pedro e António, 
são os santos populares
vão nos defender do vírus
abençoar nossos lares.

A festa vai ser em casa
para lembrar o S. João.
Tiro a sardinha da brasa
e como-a junto com o pão.

Tu este ano, S. João
deves estar bem tristonho
dá-me cá a tua mão
vamos juntos neste sonho.

Se eu pudesse ir à noitada
ia usar o martelinho
Mas estou em casa, coitada,
e o S. João está sozinho!

Este ano as orvalhadas
hão de cair bem cedinho.
Não vai haver marteladas
S. João está tão tristinho!

É noite de S.João,
noite em que reina a alegria
Imagino-me um balão
a subir até ser dia.

Amanhã haverá mais quadras de S. João!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.