Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de junho de 2020

DIA DA CRIANÇA

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Criança.


Em 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a ONU começou a tomar diligências para defender as crianças, ajudar a responder às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. O objetivo era sensibilizar  para os problemas que afetavam tantas crianças no mundo.

Anos mais tarde, em 1950,  a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas a criação de  um dia dedicado exclusivamente às crianças. Esse dia foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse mesmo ano nascendo assim a celebração do Dia Mundial da Criança! Essa data mantém-se em Portugal, havendo outros países que a assinalam noutro dia.

Passaram 70 anos e ainda estão por cumprir muitos dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A Unicef revelou que há 30 milhões de crianças em extrema dificuldade, nos países ditos desenvolvidos.

Todos os dias serão Dia da Criança mas neste em especial fará todo o sentido enquanto existirem no mundo crianças a quem são negados os cuidados mais básicos – amor, saúde e segurança. 
Hoje é dia de mimar as nossas crianças e lembrar-lhes quais os seus direitos. Um dia eles serão adultos, esperemos que se tornem uns adultos conscientes da importância dos afetos, dos sentimentos, da partilha, do respeito, da igualdade e equidade,...

Nunca é demais lembrar a  
 Declaração Universal dos Direitos das Crianças

1. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
2. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
3. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
4. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
5. Todas as crianças têm direito a um nome e nacionalidade.
6. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico.
7. educação e cuidados especiais.
8. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
9. Todas as crianças têm direito à educação.
10. Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.


FELIZ DIA DA CRIANÇA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.