Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Dia da Floresta Autóctone

Amanhã, dia 23 de novembro, assinala-se o Dia da Floresta Autóctone, mas, como amanhã é sábado, para nós esse dia foi hoje.

É importante proteger a Floresta porque ela contém os habitats de milhões de espécies da fauna e flora, contribui assim para a conservação da biodiversidade,  faz a retenção de carbono,  reduz o risco de erosão e protege as margens dos rios, controla cheias e secas, diminui os riscos das alterações climáticas, fornece a madeira industrial e fibras destinadas a muitos produtos, oferece alimentos e energia renovável, contribui para a nossa saúde e bem estar. 

De manhã fomos plantar árvores. Plantamos um sobreiro e vários Acer platanoides (Ácer). As nossas árvores foram identificadas numa etiqueta , referindo a nossa turma como "madrinha". e hasteamos a nossa Bandeira Verde Eco Escolas.
Na abertura da cerimónia que contou com a presença do Diretor do nosso Agrupamento, o professor Pedro Silva, a professora Marília, o Vereador Paulo Silva, o Dr João Costa da divisão do Ambiente e a Dra Marlene, representando a Câmara Municipal de Paredes, o Hino da escola e logo de seguida o nosso Hino à Terra.
Foi bonito ouvir 300 vozes a unir a escola num compromisso e ver 600 braços a completá-lo.
Com a ajuda do professor Pedro assumimos o compromisso de, cada um de nós, plantar uma árvore este inverno. Se todos cumprirem, a natureza ganha, pelo menos,300 árvores!











Cada um de nós fez depois um texto criativo sobre a árvore ou sobre a floresta. Podia ser em prosa ou em poesia, narrativo ou descritivo, tinha era que ser criativo e sair do coração.
Depois nasceu o texto coletivo...
 Sou a árvore
Sou a árvore autóctone que embeleza a floresta.
As minhas longas raízes agarram-me à terra e alimentam-me.
O meu tronco, da cor do chocolate,  duro e rugoso, leva-me até ao céu e segura os ramos que se esticam para receber os ninhos ou um baloiço onde as crianças brincam.
A minha copa espessa e frondosa, dá sombra a quem a mim se encosta e muda de roupa ao longo do ano, quando as folhas escolhem outra cor para se pintar.
Sou abrigo de pássaros, de esquilos, de insetos e protejo os cogumelos e as salamandras que procuram o musgo e os fetos que moram nos meus pés.
Sou  a árvore, sou a vida!







2 comentários:

  1. Que soudades da minha turma 😢😢😢😢 beijinhos 😘😘😘😘

    ResponderEliminar
  2. Fazes falta, até porque eras quem gostava mais da palavra "Biodiversidade"!
    Mil abracinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.