Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

À descoberta do jardim...

Hoje continuámos a explorar o jardim da nossa escola.
A semana passada já tínhamos escolhido dois locais para a nossa exploração. O primeiro seria o lado Este da escola, onde há pouca vegetação. Ali apenas se veem as plantas introduzidas por nós porque é uma zona muito inclinada e muito rochosa por isso, as plantas não se fixam bem. O segundo local seria a zona do charco onde há mais coberto vegetal porque o solo é rico em nutrientesé uma zona plana e tem água.
Usámos os sentidos para não perdermos nem um bocadinho nesta nossa aventura de descobrir o jardim da escola! 
Depois de identificar árvores de folha caduca e de folha perene, observámos as características destas últimas pois são as únicas folhas que encontramos. 
Estas folhas, perenes (ou persistentes), são grossas, resistentes, por isso aguentam bem o vento, a chuva e a neve do inverno.
Usando lápis de cera, decalcámos algumas folhas. Para que se notassem bem as nervuras, colocámos o papel sobre a parte de trás das folhas.


De seguida, decalcámos troncos, descobrindo várias texturas.



Falámos depois do crescimento das árvores e de como o eucalipto cresce muito mais rapidamente do que um carvalho, por exemplo. A professora mostrou-nos uma árvore plantada há já 6 anos, com pouco mais de meio metro, que daqui a 50 anos será certamente a maior árvore da escola porque esta espécie pode atingir, na fase adulta, 25 metros.
O seu crescimento é muito lento! 

 
 Trata-se da Magnolia graniflora que terá este aspeto daqui a muitos, muitos anos...


Identificámos no centro do recreio uma espécie exótica, a acácia. Às vezes há uma confusão entre exóticas" e "infestantes": nem todas as exóticas são infestantes! É o caso desta acácia.
De seguida entrámos no charco, a zona com maior coberto vegetal espontâneo ...
e usámos o sentido do olfato para conhecer o alecrim, o limonete, a alfazema e a mentaO nosso charco é um verdadeiro canteiro de aromáticas
 Mesmo antes de sair, pegamos no telemóvel da professora e na lupa e fomos fotografar os líquenes. São mesmo uma espécie espetacular!
E as nossas descobertas vão continuar porque a nossa escola tem ainda tanto para explorar!...
   

1 comentário:

  1. Como apaixonada por árvores, venho publicamente mostrar a minha gratidão por todas estas atividades, que salientam a importância das árvores para a Vida de todos! Bem hajam!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.