Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Uma nova brincadeira...

O dinheiro do material de apoio de matemática foi guardado numa carteira ou porta-moedas que cada um trouxe de casa. Há porta-moedas de publicidade ao talho ou à farmácia e outros com espaço até para cartões, há bolsas prateadas, outras com desenhos dos heróis favoritos e até há uma carteira que era "de quando o pai era solteiro"! Bem, também há ainda um envelope de papel porque ainda não se arranjou um porta-moedas "a sério"...
Esse dinheiro é usado na sala para decompor quantias ou imaginar formas de pagar compras. A tarefa torna-se concreta, portanto, muito mais fácil e aliciante.
À saída para o recreio ou almoço costumam pedir-me para levar o dinheiro e a caixa dos produtos. Esta caixa contém cartões com fotos de vários artigos com o respetivo preço. Há em cada dia um responsável por ela. A caixa sai da sala acompanhada de vários "senhoras e senhores" de porta-moedas ou carteira na mão!
Nestes dias de muito calor este jogo de faz de conta é ótimo pois permite que brinquem à sombra. O balcão de manhã é um banco mas à tarde, como bate lá o sol, passa a ser uma caixa de papelão virada ao contrário. Há um/a vendedor/a e muitos compradores que, rotativamente, compram os produtos. Há até trocos, nestas compras!
"- Bom dia, o que deseja?!
"- Eu queria uns fones, por favor."
"-São 16 euros."
E logo sete ou oito pares de olhos observam aquele movimento de tirar notas e moedas da carteira para pagar enquanto vão dando sugestões.
"- Põe uma nota de 10, uma de 5 e uma moeda de 1 euro."
"- Também podes dar a nota de 10 euros e três moedas de dois euros!"
"- Se deres 20 euros recebes 4 de troco."...
E nesta brincadeira trabalham o cálculo, o raciocínio, o vocabulário, a comunicação formal,  o trabalho cooperativo, as regras,...
Que maravilha de jogo!  😉😉😊😊😊😊😊😊

1 comentário:

  1. Muito bem! Gostei de ver a matemática no recreio!
    Como visitante n.º 25000, tenho o direito de vos desejar boas leituras, bons jogos e tudo de bom!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.