Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Matemática, dinheiro e compras

Temos andado a trabalhar o dinheiro, já conhecemos bem as notas e moedas que existem.
A professora pediu-nos para trazer um porta moedas ou uma carteira e ontem estivemos a tirar as moedas do material de apoio do nosso manual de matemática. Como alguns não tinham trazido o porta-moedas, a professora fez um envelope provisório para guardar a nossa fortuna.
Hoje à tarde estivemos a fazer uma brincadeira. A professora pedia-nos dinheiro emprestado e cada um procurava o valor indicado. Cada um explicava aos colegas como tinha decomposto a quantia e verificaram mais uma vez como há muitas possibilidades de apresentar o mesmo valor.
Depois, a professora deu-nos uns cartões com objetos com o preço assinalado e nós criamos lojas com vendedores e compradores.
Estávamos a colocar o dinheiro certo mas o Duarte perguntou se se podia usar dinheiro a mais para ter troco. Claro! Mais interessante ficou a brincadeira!
Quando a professora "pedia dinheiro", a Carolina usou uma estratégia foi aplaudida pela professora: colocou o seu dinheiro alinhado, em montinhos, por ordem crescente. Essa organização permitia-lhe ser quase sempre a primeira a arranjar a quantia pedida pela professora!
Nas compras havia porta-moedas e carteiras. As notas e as moedas estavam separadas em muitas, tal como nas carteiras dos pais.
Adoramos esta brincadeira! É uma maneira bem divertida de aprender a trabalhar com o dinheiro!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.