Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Articulação e bicho-da-seda

Hoje voltamos a receber os nossos colegas dos JI de Aguiar e de Trás-de-Várzea.
Antes de eles chegarem estávamos a observar as alterações das nossas caixas. Havia mais três mariposas novas e já muitos ovos, numa das paredes de uma caixa!
Investigamos as diferenças entre borboletas e mariposas e já sabemos muitas coisas para ensinar em casa! Ficamos a saber que as borboletas são diurnas e as mariposas são noturnas. Vimos que borboletas têm dois pares de asas coloridas e estas mariposas apenas um par, de forma triangular, de cor esbranquiçada (mas há também mariposas coloridas!). As borboletas têm geralmente asas levantadas enquanto as mariposas as  mantêm sempre abertas.

As antenas delas também são diferentes.  As da borboleta são fininhas e dilatadas na ponta, como geralmente as desenhamos! Achamos muito estranhas as da mariposa que pareciam uns pentes... Estes "dentes de pente" servem para "captar sinais" das mariposas do sexo oposto.

A Helena diz que na casa dela há afinal uma mariposa e não uma borboleta! Já vai poder ensinar isso aos pais, explicando-lhes as diferenças.

Quando os nossos colegas entraram na sala estávamos nesta tarefa de investigação por isso, fomos apresentando tudo o que sabíamos enquanto eles viam as fotos antigas e as caixas agora. 
A professora costuma brincar dizendo que a primeira seda é para um vestido para ela mas isso é mesmo a brincar! Íamos precisar de muitos, muitos, muitos,... casulos para conseguir seda para um vestido! Mas o mais grave é que descobrimos que teríamos que enfiar os casulos em água a ferver, ainda , teríamos que enfiar os casulos dentro de água a ferver, ainda antes da saída da mariposa!! Claro que nunca faríamos isto! 

Quando todos os colegas estavam na nossa sala (os do Pré-Escolar e o 1.ºB), começamos o nosso trabalho.
Falamos mais uma vez do livro da Luísa Ducla Soares e dos poemas que temos trabalhado.
Começamos então a ensaiar para o encerramento do projeto em que nos vamos juntar na EB da Sobreira com os colegas do 5.º ano.
Começamos pela canção "Centro Comercial", passamos para a "Queridos animais" e depois para a nossa preferida, "Tudo se transforma".
Nesse dia vamos uma exposição com os nossos desenhos a ilustrar os poemas. Este vai ser também um trabalho de equipa em que uns desenham e outros pintam.  
Depois do intervalo os colegas de Trás-de-Várzea voltaram à nossa sala e estivemos todos juntos a aprender a canção "A Terra é nossa"., também feita com um poema do livro "O Planeta Azul" Aprendemos depressa!
Antes de irem embora ainda deu tempo para lhes mostrarmos os desenhos das nossas mãos que contam segredos e apresentar-lhes alguns deles. Os colegas gostaram muito! A professora lançou-lhes um desafio: criarem 10 personagens nas mãos que nos contam 10 segredos. Ficamos à espera!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.