O Rúben explorou o Paint para fazer um desenho para enviar para o concurso Artistas Digitais.
Como gostou desta técnica, resolveu usá-la outra vez para ilustrar o livro "O Beijo da palavrinha",
Somos uma turma agora do 4.º ano da Escola Básica de Recarei. Gostamos de trabalhar, de brincar, de cantar, de pintar, e adoramos explorar a natureza... Aqui nesta Caixinha Mágica vamos guardar os nossos tesouros para que os nossos amigos possam ver o que fazemos.
sábado, 18 de abril de 2020
sexta-feira, 17 de abril de 2020
Gabriel e os grandes felinos
Estava a dever isto ao Gabriel já há muitos dias!
Este foi um trabalho espontâneo que ele enviou na interrupção letiva, juntamente com os textos que já foram aqui publicados.
O Gabriel gosta de tudo o que se relacione com animais, por isso fez este trabalho.
Obrigada, Gabriel!
Este foi um trabalho espontâneo que ele enviou na interrupção letiva, juntamente com os textos que já foram aqui publicados.
O Gabriel gosta de tudo o que se relacione com animais, por isso fez este trabalho.
Obrigada, Gabriel!
quinta-feira, 16 de abril de 2020
Vamos todos ficar bem!
Antes das férias a Helena, inspirada na situação que vivemos, escreveu um poema que me enviou junto com um desenho, .
Hoje, entre as tarefas da escola, arranjou tempo para um novo trabalho.
Volto a colocar o poema, agora decorado com este belo quadro que nos diz que vamos todos ficar bem!
Hoje, entre as tarefas da escola, arranjou tempo para um novo trabalho.
Volto a colocar o poema, agora decorado com este belo quadro que nos diz que vamos todos ficar bem!
Vamos todos ficar bem!
Vamos todos voltar a cheirar as flores da primavera e ouvir os passarinhos a cantar.
Vamos voltar a pôr os pés na areia e tomar grandes banhos no mar.
Vamos todos voltar a ver o por do sol no horizonte.
Vamos voltar a brincar no parque nos fins de tarde de verão.
Vamos todos voltar a brincar à caça-caça e às escondidas no recreio.
Vamos voltar a fazer as nossas saídas de campo, as nossas atividades e as nossas experiências na escola.
Vamos conseguir ir ao castelo de Guimarães como estava planeado.
Vamos todos voltar a chatear a professora e os funcionários da escola.
Vamos voltar a fazer poemas para depois a professora compor lindas canções.
Vamos poder abraçar as árvores na primavera e brincar com os nossos amigos.
Vamos todos voltar a abraçar a mãe, o pai e toda a família.
Vamos voltar a ser crianças normais!
terça-feira, 14 de abril de 2020
Haja imaginação!
Recebi agora uma mensagem da mãe do Martim com esta mensagem:
"Para passar o tempo, haja imaginação".
Esta é realmente uma ideia fantástica para divertir a gente pequena (e a grande, também!)
Tão fácil! Basta uma tira de cartolina para fazer a lagarta e uma palhinha para a fazer correr! Ah! E um marcador para desenhar olhos para a lagarta ver bem por onde vai!
Adorei!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
"Para passar o tempo, haja imaginação".
Esta é realmente uma ideia fantástica para divertir a gente pequena (e a grande, também!)
Tão fácil! Basta uma tira de cartolina para fazer a lagarta e uma palhinha para a fazer correr! Ah! E um marcador para desenhar olhos para a lagarta ver bem por onde vai!
Adorei!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
domingo, 12 de abril de 2020
Pássaros e comedouros
Hoje é dia de Páscoa mas o trabalho da turma não pára!
A Helena enviou as fotos com os seus pássaros de origami e o comedouro.
Tantos pássaros! Que grande biodiversidade!
As janelas ficaram muito primaveris!
O comedouro irá atrair de certeza muitos pássaros para o jardim da Helena, não estes de origami que vão ficar apenas a enfeitar as janelas, mas os verdadeiros, os que de manhã a vão acordar com o seu canto e de durante o dia a vão acompanhar na sua nova Escola em casa!
Parabéns, Helena!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
A Helena enviou as fotos com os seus pássaros de origami e o comedouro.
Tantos pássaros! Que grande biodiversidade!
As janelas ficaram muito primaveris!
O comedouro irá atrair de certeza muitos pássaros para o jardim da Helena, não estes de origami que vão ficar apenas a enfeitar as janelas, mas os verdadeiros, os que de manhã a vão acordar com o seu canto e de durante o dia a vão acompanhar na sua nova Escola em casa!
Parabéns, Helena!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
sábado, 11 de abril de 2020
Da Kamar
A Kamar enviou os votos de uma Boa Páscoa num postal diferente do habitual, representando o arco-íris que nos diz que vai ficar tudo bem!
Obrigada, Kamar! Boa Páscoa!
Obrigada, Kamar! Boa Páscoa!
Primavera com asas
Chegou agora mais um bocadinho de Primavera com os pássaros do Martim...
Obrigada, Martim!
#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#EcoEscolas
#EcoSchoolsAtHome
Obrigada, Martim!
#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#EcoEscolas
#EcoSchoolsAtHome
sexta-feira, 10 de abril de 2020
De mãos na terra
Recebi há pouco uma fotografia da Letícia a plantar uma oliveira.
Não sei se esta é a primeira árvore que ela planta mas está a cumprir a parte dela na ajuda ao Planeta, plantando uma árvore lá em casa.
Ao plantar uma árvore, criamos habitat para muitas espécies, aumentar a biodiversidade e o equilibrio do ecossistema, criamos laços com a Natureza,....
Agora, Letícia, monitoriza o crescimento da tua oliveira! Cria uma folha de registos com a data e a medida da árvore e vais atualizando o registo, ao longo do ano.
Podes aproveitar para fazer uma pesquisa sobre a oliveira e partilhá-la com os teus colegas!
Obrigada, Letícia!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
#ecoescolas_paredes
Não sei se esta é a primeira árvore que ela planta mas está a cumprir a parte dela na ajuda ao Planeta, plantando uma árvore lá em casa.
Ao plantar uma árvore, criamos habitat para muitas espécies, aumentar a biodiversidade e o equilibrio do ecossistema, criamos laços com a Natureza,....
Agora, Letícia, monitoriza o crescimento da tua oliveira! Cria uma folha de registos com a data e a medida da árvore e vais atualizando o registo, ao longo do ano.
Podes aproveitar para fazer uma pesquisa sobre a oliveira e partilhá-la com os teus colegas!
Obrigada, Letícia!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
#ecoescolas_paredes
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Pássaros, pelo Gabriel
A mensagem que chegou agora veio do Gabriel, respondendo aos dois desafios lançados, a elaboração de um pássaro Origami e a construção e colocação de um comedouro para pássaros, utilizando materiais de desperdício e naturais.
Como gosta muito de escrever, o Gabriel ainda enviou duas frases encontradas numa pesquisa sobre a Natureza:
Como gosta muito de escrever, o Gabriel ainda enviou duas frases encontradas numa pesquisa sobre a Natureza:
"As árvores são o nosso pulmão, os rios o nosso sangue, o ar a nossa respiração, e a Terra, nosso corpo".
" Contemplar as maravilhas da Natureza é o melhor alimento para a alma e a manutenção de uma mente sã."
Bom trabalho, Gabriel!
#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes
#EcoEscolas
#EcoSchoolsAtHome
Bom trabalho, Gabriel!
#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes
#EcoEscolas
#EcoSchoolsAtHome
Casas-ninho e comedouros
A Eduarda acabou de enviar outro mail, desta vez com fotos de casa, respondendo ao desafio lançado de criar comedouros para pássaros.
Diz a Eduarda que lá por casa já havia há algum tempo comedouros e e que até já tiveram que os encher algumas vezes. Diz ainda que já tiveram inquilinos nos ninheiros!
Que sorte, Eduarda! Tens aí um paraíso! Aproveita-o bem!
#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
Diz a Eduarda que lá por casa já havia há algum tempo comedouros e e que até já tiveram que os encher algumas vezes. Diz ainda que já tiveram inquilinos nos ninheiros!
Que sorte, Eduarda! Tens aí um paraíso! Aproveita-o bem!
#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
Mais asas para a Primavera
quarta-feira, 8 de abril de 2020
Asas da primavera, pela Maria
Chegou mais uma janela decorada com o Origami, a da Maria!
A primavera ficou mais colorida!
#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes
#EcoEscolas
#EcoSchoolsAtHome
A primavera ficou mais colorida!
#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes
#EcoEscolas
#EcoSchoolsAtHome
Convite aos pássaros
Lancei à turma o desafio de construir comedouros e bebedouros para colocar em casa para atrair os pássaros.
A Gabriela já fez o dela!
Tenho a certeza de que os pássaros vão ficar felizes e visitar o jardim da Gabriela muito mais vezes!
#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
A Gabriela já fez o dela!
Tenho a certeza de que os pássaros vão ficar felizes e visitar o jardim da Gabriela muito mais vezes!
#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
Asas da primavera do Rúben
O Rúben ontem enviou-me o seu pássaro começado e hoje enviou fotos dele pronto.
A janela do Rúben está agora muito mais bonita, com as asas da sua primavera!
#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome
A janela do Rúben está agora muito mais bonita, com as asas da sua primavera!
#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome
As minhas asas da Primavera
Não podia deixar de participar também no desafio de fazer as minhas Asas da Primavera. Achei que ia ser mais difícil porque eu e os Origami não nos damos lá muito bem! A minha salvação costumam ser os alunos que me relembram, as voltas que devo dar às folhas de papel, porque eu esqueço depressa!
Afinal foi fácil e a minha janela já alegra a Primavera!
#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome
Afinal foi fácil e a minha janela já alegra a Primavera!
#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome
terça-feira, 7 de abril de 2020
Asas da Primavera
O último desafio lançado à turma veio do Eco escolas e convidava a criar Asas da Primavera criando pássaros em Origami, decorando-os e colocando-os nas janelas.
A Letícia e o Guilherme foram os primeiros a responder!
A Primavera está mais bonita em casa da Letícia e do Guilherme!
Como no desafio anterior, esta mensagem irá sendo atualizada cada vez que receber novas asas.
Obrigada, meninos, em nome da Primavera!
#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome
A Letícia e o Guilherme foram os primeiros a responder!
A Primavera está mais bonita em casa da Letícia e do Guilherme!
Como no desafio anterior, esta mensagem irá sendo atualizada cada vez que receber novas asas.
Obrigada, meninos, em nome da Primavera!
#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome
![]() |
| Guilherme |
| Letícia |
segunda-feira, 6 de abril de 2020
A Menina Gotinha de Água
A Lara Beatriz enviou-me um trabalho que fez sobre a obra "A Menina Gotinha de Água", de Papiniano Carlos.
Boas leituras, Lara!
sábado, 4 de abril de 2020
BIOBLITZ em casa
Ontem à noite recebi um mail da mãe do Gabriel com duas fotografias que ele pediu para me enviar com o seguinte texto:
"...pediu para enviar as fotos da borboleta que encontrou, porque é diferente das outras "as cores "e porque também sabe que gosta da natureza.
O Gabriel e a Mafalda mandam beijinhos"
Gabriel, claro que gosto muito de borboletas e de tudo o que esteja relacionado com a natureza, mas gosto ainda mais de saber que continuas curioso e observador e que a Natureza te desperta a atenção! Os verdadeiros alunos Eco Escolas são mesmo assim!
#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa #EcoSchoolsAtHome
Obrigada pela partilha, Gabriel!
Beijinhos também para ti e para a Mafalda!
E como agradecimento meu, fica aqui um poema para te inspirares para um próximo trabalho...
Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos
sexta-feira, 3 de abril de 2020
quinta-feira, 2 de abril de 2020
Na "Escola em casa" a ler, em Dia Internacional do Livro Infantil
Lancei à turma o desafio de me enviar fotos com o livro que estão a ler e uma frase sobre a leitura, para assinalarmos o Dia Internacional do Livro Infantil.
Recebi imediatamente duas respostas, por acaso, de alguém que está a ler o livro da coleção "Uma aventura" onde saiu o nosso texto.
Junto com as fotos vinham as frases que pedi.
Ao longo do dia vou atualizar esta mensagem com as fotos e frases que receber.
Boas leituras, meninos!
"Uma aventura na floresta, três crianças salvaram a floresta de um incêndio."
"Quando estou a ler, estou aprender coisas novas que me ajudam a crescer! "
"O Dia do Livro é um dia onde libertamos a nossa criatividade com os livros."
"A leitura é uma aventura."
"Estou a gostar muito deste livro porque identifico-me muito com a personagem principal. É uma menina que mora numa aldeia, a colina do pote de mel, e tem um grupo de amigas que gostam muito de princesas."
"Este livro fala de uma menina chama-da Clara que visitava a loja de animais do avó e tinha lá duas tartarugas que tinham um segredo: elas dançavam."
"A leitura é essencial para nós."
"Existe duas amigas a Charllote e a Mia. Elas fazem magia juntando o colar de uma ao da outra. Elas estão de férias no palácio da estrela cadente.
E existe a princesa Veneno e o Peste, o seu ajudante que estão a tentar arruinar as férias delas. "
"Kuzco era o todo-poderoso soberano de todas as coisas e todas as pessoas."
" Três irmãos e um amigo nas suas aventuras diárias."
" Eu gosto deste livro porque fala de Paredes que é o concelho onde eu vivo."
" Eu gosto deste livro porque fala de Paredes que é o concelho onde eu vivo."
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















































