Pesquisar neste blogue

sábado, 18 de abril de 2020

Uma forma diferente de desenhar

O Rúben explorou o Paint para fazer um desenho para enviar para o concurso Artistas Digitais.
Como gostou desta técnica, resolveu usá-la outra vez para ilustrar o livro "O Beijo da palavrinha",

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Gabriel e os grandes felinos

Estava a dever isto ao Gabriel já há muitos dias!
Este foi um trabalho espontâneo que ele enviou na interrupção letiva, juntamente com os textos que já foram aqui publicados.
O Gabriel gosta de tudo o que se relacione com animais, por isso fez este trabalho.
Obrigada, Gabriel!

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Vamos todos ficar bem!

Antes das férias a Helena, inspirada na situação que vivemos, escreveu um poema que me enviou junto com um desenho, .
Hoje, entre as tarefas da escola, arranjou tempo para um novo trabalho.
Volto a colocar o poema, agora decorado com este belo quadro que nos diz que vamos todos ficar bem!

Vamos todos ficar bem!

Vamos todos voltar a cheirar as flores da primavera e ouvir os passarinhos a cantar.
Vamos voltar a pôr os pés na areia e tomar grandes banhos no mar.
Vamos todos voltar a ver o por do sol no horizonte.
Vamos voltar a brincar no parque nos fins de tarde de verão.
Vamos todos voltar a brincar à caça-caça e às escondidas no recreio.
Vamos voltar a fazer as nossas saídas de campo, as nossas atividades e as nossas experiências na escola.
Vamos conseguir ir ao castelo de Guimarães como estava planeado.
Vamos todos voltar a chatear a professora e os funcionários da escola.
Vamos voltar a fazer poemas para depois a professora compor lindas canções.
Vamos poder abraçar as árvores na primavera e brincar com os nossos amigos.
Vamos todos voltar a abraçar a mãe, o pai e toda a família.
Vamos voltar a ser crianças normais!

terça-feira, 14 de abril de 2020

Haja imaginação!

Recebi agora uma mensagem da mãe do Martim com esta  mensagem:
"Para passar o tempo, haja imaginação".
Esta é realmente uma ideia fantástica para divertir a gente pequena (e a grande, também!)
Tão fácil! Basta uma tira de cartolina para fazer a lagarta e uma palhinha para a fazer correr! Ah! E um marcador para desenhar olhos para a lagarta ver bem por onde vai!


Adorei!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa  #EcoSchoolsAtHome

domingo, 12 de abril de 2020

Pássaros e comedouros

Hoje é dia de Páscoa mas o trabalho da turma não pára!
Helena enviou as fotos com os seus pássaros de origami e o comedouro.
Tantos pássaros! Que grande biodiversidade!
As janelas ficaram muito primaveris!
O comedouro irá atrair de certeza muitos pássaros para o jardim da Helena, não estes de origami que vão ficar apenas a enfeitar as janelas, mas os verdadeiros, os que de manhã a vão acordar com o seu canto e de durante o dia a vão acompanhar na sua nova Escola em casa!
Parabéns, Helena!
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa  #EcoSchoolsAtHome





sábado, 11 de abril de 2020

Da Kamar

A Kamar enviou os votos de uma Boa Páscoa num postal diferente do habitual, representando o arco-íris que nos diz que vai ficar tudo bem!
Obrigada, Kamar! Boa Páscoa!


Primavera com asas

Chegou agora mais um bocadinho de Primavera com os pássaros do Martim...
Obrigada, Martim!

#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#EcoEscolas 
 #EcoSchoolsAtHome



sexta-feira, 10 de abril de 2020

De mãos na terra

Recebi há pouco uma fotografia da Letícia a plantar uma oliveira.
Não sei se esta é a primeira árvore que ela planta mas está a cumprir a parte dela na ajuda ao Planeta, plantando uma árvore lá em casa.
Ao plantar uma árvore, criamos habitat para muitas espécies, aumentar a biodiversidade e o equilibrio do ecossistema, criamos laços com a Natureza,....
Agora, Letícia, monitoriza o crescimento da tua oliveira! Cria uma folha de registos com a data e a medida da árvore e vais atualizando o registo, ao longo do ano.
Podes aproveitar para fazer uma pesquisa sobre a oliveira e partilhá-la com os teus colegas!
Obrigada, Letícia!

#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa  #EcoSchoolsAtHome




#ecoescolas_paredes 

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Pássaros, pelo Gabriel

A mensagem que chegou agora veio do Gabriel, respondendo aos dois desafios lançados, a elaboração de um pássaro Origami e a construção e colocação de um comedouro para pássaros, utilizando materiais de desperdício e naturais.
Como gosta muito de escrever, o Gabriel ainda enviou duas frases encontradas numa pesquisa sobre a Natureza:

"As árvores são o nosso pulmão, os rios o nosso sangue, o ar a nossa respiração, e a Terra, nosso corpo".

" Contemplar as maravilhas da Natureza é o melhor alimento para a alma e a manutenção de uma mente sã."

Bom trabalho, Gabriel!

#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes 
#EcoEscolas 
 #EcoSchoolsAtHome







Casas-ninho e comedouros

A Eduarda acabou de enviar outro mail, desta vez com fotos de casa, respondendo ao desafio lançado de criar comedouros para pássaros.
Diz a Eduarda que lá por casa já havia há algum tempo comedouros e e que até já tiveram que os encher algumas vezes. Diz ainda que já tiveram inquilinos nos ninheiros!
Que sorte, Eduarda! Tens aí um paraíso! Aproveita-o bem!

#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa  #EcoSchoolsAtHome





Mais asas para a Primavera

Hoje, em dia de chuva que mais parece de inverno, chegaram as fotos dos pássaros da Eduarda e do Ricardo para alegrar  a Primavera!

#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes 
#EcoEscolas 
#EcoSchoolsAtHome
Eduarda

Eduarda

Ricardo

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Asas da primavera, pela Maria

Chegou mais uma janela decorada com o Origami, a da Maria!
A primavera ficou mais colorida!

#ecoescolasficaemcasa
#asasdaprimavera
#ecoescolas_paredes 
#EcoEscolas 
#EcoSchoolsAtHome





Convite aos pássaros

Lancei à turma o desafio de construir comedouros e bebedouros para colocar em casa para atrair os pássaros.
A Gabriela já fez o dela!
Tenho a certeza de que os pássaros vão ficar felizes e visitar o jardim da Gabriela muito mais vezes!


#ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa  #EcoSchoolsAtHome

Asas da primavera do Rúben

O Rúben ontem enviou-me o seu pássaro começado e hoje enviou fotos dele pronto.
A janela do Rúben está agora muito mais bonita, com as asas da sua primavera!

#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome




As minhas asas da Primavera

Não podia deixar de participar também no desafio de fazer as minhas Asas da Primavera. Achei que ia ser mais difícil porque eu e os Origami não nos damos lá muito bem! A minha salvação costumam ser os alunos que me relembram, as voltas que devo dar às folhas de papel, porque eu esqueço depressa!
Afinal foi fácil e a minha janela já alegra a Primavera!

#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas #EcoSchoolsAtHome

terça-feira, 7 de abril de 2020

Asas da Primavera

O último desafio lançado à turma veio do Eco escolas e convidava a criar Asas da Primavera criando pássaros em Origami, decorando-os e colocando-os nas janelas.
A Letícia e o Guilherme foram os primeiros a responder!
A Primavera está mais bonita em casa da Letícia e do Guilherme!

Como no desafio anterior, esta mensagem irá sendo atualizada cada vez que receber novas asas.
Obrigada, meninos, em nome da Primavera!

#ecoescolasficaemcasa #asasdaprimavera #ecoescolas_paredes #EcoEscolas  #EcoSchoolsAtHome 

Guilherme

Letícia
Margarida e Matilde, as manas nossas colegas de desafios

segunda-feira, 6 de abril de 2020

A Menina Gotinha de Água

A Lara Beatriz enviou-me um trabalho que fez sobre a obra "A Menina Gotinha de Água", de Papiniano Carlos.
Boas leituras, Lara!

sábado, 4 de abril de 2020

BIOBLITZ em casa

Ontem à noite recebi um mail da mãe do Gabriel com duas fotografias que ele pediu para me enviar com o seguinte texto:

"...pediu para enviar as fotos da borboleta que encontrou, porque é  diferente das outras "as cores "e porque também sabe que gosta da natureza.
O Gabriel e a Mafalda  mandam beijinhos" 

Gabriel, claro que gosto muito de borboletas e de tudo o que esteja relacionado com a natureza, mas gosto ainda mais de saber que continuas curioso e observador e que a Natureza te desperta a atenção! Os verdadeiros alunos Eco Escolas são mesmo assim!


#ecoescolas_paredes 
#EcoEscolas #EcoEscolasFicaEmCasa  #EcoSchoolsAtHome























Penso que esta é uma  Borboleta-cauda-de-andorinha, (Papilio machaon), da família Papilionidae. 
Ficam aqui duas ligações para poderes saber mais sobre borboletas.



Obrigada pela partilha, Gabriel!
Beijinhos também para ti e para a Mafalda!

E como agradecimento meu, fica aqui um poema para te inspirares para um próximo trabalho...


Passa uma borboleta por diante de mim 
E pela primeira vez no Universo eu reparo 
Que as borboletas não têm cor nem movimento 
Assim como as flores não têm perfume nem cor. 
A cor é que tem cor nas asas da borboleta 
No movimento da borboleta o movimento é que se move, 
O perfume é que tem no perfume da flor. 
A borboleta é apenas borboleta 
E a flor é apenas flor.

Alberto CaeiroO Guardador de Rebanhos

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Na "Escola em casa" a ler, em Dia Internacional do Livro Infantil

Lancei à turma o desafio de me enviar fotos com o livro que estão a ler e uma frase sobre a leitura, para assinalarmos o Dia Internacional do Livro Infantil.
Recebi imediatamente duas respostas, por acaso, de alguém que está a ler o livro da coleção "Uma aventura" onde saiu o nosso texto.
Junto com as fotos vinham as frases que pedi.
Ao longo do dia vou atualizar esta mensagem com as fotos e frases que receber.
Boas leituras, meninos!
"Uma aventura na floresta,  três crianças salvaram a floresta de um incêndio." 

"Quando estou a ler, estou aprender coisas novas que me ajudam a crescer! " 

"O Dia do Livro é um dia onde libertamos a nossa criatividade com os livros."

"A leitura é uma aventura."

"Estou a gostar muito deste livro porque identifico-me muito com a personagem principal. É uma menina que mora numa aldeia, a colina do pote de mel, e tem um grupo de amigas que gostam muito de princesas." 

"Este livro fala de uma menina chama-da Clara que visitava a loja de animais do avó e tinha lá duas tartarugas que tinham um segredo: elas dançavam." 
"A leitura é essencial para nós."

"Existe duas amigas a Charllote e a Mia. Elas fazem magia juntando o colar de uma ao da outra. Elas estão de férias no palácio da estrela cadente. 
E existe a princesa Veneno e o Peste, o seu ajudante que estão a tentar arruinar as férias delas. "
"Kuzco era o todo-poderoso soberano de todas as coisas e todas as pessoas."

" Três irmãos e um amigo nas suas aventuras diárias."


 " Eu gosto deste livro porque fala de Paredes que é o concelho onde eu vivo."